sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

As personagens do Tintim


TINTIM - Adolescente sem família conhecida, que exerce a profissão de repórter. Na verdade, podemos considerá-lo mais um aventureiro ou detective... Apesar de se apresentar sempre disponível, Tintim nunca parte em busca da aventura, sendo ela a aparecer à sua frente de uma maneira puramente acidental. Corajoso, não hesita em enfrentar as forças do mal, sempre em defesa dos mais fracos, minoritários e oprimidos. Engenhoso e inteligente, Tintim é, pela sua modéstia e pelas suas acções, o contrário de um super-herói.

MILÚ - Fox-terrier, dotado de um tom de branco fora do normal, é o primeiro companheiro de Tintim, o seu ajudante e, no início, o seu único interlocutor. Milú, ao contrário do seu dono, faz certas asneiras, não por vontade própria, mas por curiosidade, guloseima ou mesmo pelo seu instinto de "batalha". Muito fiel a Tintim, segue-o para todo o lado e salva-o de inúmeras armadilhas.

CAPITÃO HADDOCK - Ex-oficial da marinha, acabou por preferir a vida do castelo.
Junta-se ao seu jovem amigo Tintim nas suas aventuras, normalmente contra a sua vontade. Haddock aparece nas Aventuras de Tintim de uma maneira bem curiosa: é despistado, impulsivo, generoso, nervoso e excessivo no que diz. O seu gosto pelo whisky e pelo rum é bem visível, tal como são célebres as suas injúrias: palavras patuscas, desprovidas da mínima grosseria, das quais somente a sonoridade é agressiva. Adopta um papel paternalista em relação a Tintim.

DUPOND e DUPONT - Polícias de profissão, obedecem cegamente às ordens.
Ridículos mas pretenciosos, despistados e desajeitados, eles são mais infantis que malvados. A sua parecença é extraordinária: se bem que não sejam nem gémeos nem mesmo irmãos, nada os distingue à primeira vista. Só a forma do bigode difere: Dupond com d tem o bigode direito, enquanto que Dupont com t tem o bigode encaracolado nas pontas, tal como explicava Hergé. A sua expressão preferida "Direi mesmo mais..." é o indício do seu comico involuntário: as gaffes e os lapsos fazem-se sempre no plural!

TCHANG - Personagem da vida real, um amigo chinês, Tchang-Tchong-Jen, que deu
inspiração a Hergé para a criação do Lotus Azul. Tchang é o fiel amigo de Tintim na sua visita à China e parceiro na luta contra os mafiosos de Changai que inolculavam as suas vítimas com um estranho veneno da loucura. Tchang volta a aparecer muitos anos depois em Tintim no Tibete, quando é vítima do abominável homem das neves, salvo é claro por seu bravo amigo Tintim.

TRIFÓLIO GIRASSOL - Muito distraído, surdo, intuitivo e sentimental ao extremo,
Girassol estabelece, através do seu pêndulo, conexões com o real deveras inesperadas e por vezes mesmo tresloucadas. Inicialmente inventor de segunda, mais tarde cientista astucioso, chega mesmo a conceber o foguetão lunar que levará Tintim à Lua. Mais tarde, depois de se ter dedicado à criação de um aparelho de ultra-sons, Trifólio decide dedicar-se à horticultura e à jardinagem.

NESTOR - Mordomo no castelo de Moulinsart, já desde os tempos dos irmãos
Pardal, eficaz, discreto e dotado de uma paciência fora de série, Nestor parece ter só qualidades. Deste modo, conquistou a confiança e o afecto de todos os habitantes do castelo. As suas passagens mais interessantes dão-se quando Milú invariavelmente persegue o gato do castelo, passa entre as pernas de Nestor, o que faz com que este execute malabarismos para equilibrar uma bandeja, sem deixar que nada caia.

SERAFIM LAMPIÃO - Lampião é o protótipo do "chato". Segurador da Mondass,
é um verdadeiro inoportuno. No pior dos casos, faz-se acompanhar da sua "tribo", sem sequer se dar ao trabalho de avisar. Aparece sempre nos piores momentos, mas não se pode dizer que esteja directamente relacionado com o curso dos acontecimentos. Apresenta constantemente um humor que só faz rir a ele próprio e apresenta geralmente uma curiosa vulgaridade que desconcentra.

BIANCA CASTAFIORE - Artista lírica pertencente à Scala de Milão, tem um
carácter curioso e caprichoso, digno de uma diva. A sua vítima habitual é o pobre capitão Haddock, cujo nome ela é incapaz de pronunciar correctamente. É famosa por cantar a música "Ária das Jóias", extraída de Fausto de Gounod, na qual ela "se ri de se ver tão bela ao espelho"...

RASTAPOPOULOS - Génio do mal, inimigo do bem, Roberto Rastapopoulos encontrou em Tintim um inimigo de peso que o impede de concretizar os seus planos mais maquiavélicos. Inicialmente realizador de cinema numa conhecida indústria cinematográfica, tornou-se Grande Mestre de uma organização oculta de tráfico de estupfacientes, cujas ramificações invadiram todo o planeta. Viria a cair no ridículo, mais tarde, mascarado de cowboy...

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns, Tintim! És uma referência na minha infância!

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: