terça-feira, 7 de agosto de 2012

Muitos livros grátis!


É só clicar no título para  ler ou imprimir.

1. A Divina Comédia -Dante Alighieri 2. A Comédia dos Erros -William Shakespeare 3. Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa 4. Dom Casmurro -Machado de Assis 5. Cancioneiro -Fernando Pessoa 6. Romeu e Julieta -William Shakespeare 7. A Cartomante -Machado de Assis 8. Mensagem -Fernando Pessoa 9. A Carteira -Machado de Assis 10. A Megera Domada -William Shakespeare 11. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare 12. Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare 13.. O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa 14. Dom Casmurro -Machado de Assis 15..Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 16. Poesias Inéditas -Fernando Pessoa 17. Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare 18. A Carta -Pero Vaz de Caminha 19. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 20. Macbeth -William Shakespeare 21. Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago 22. A Tempestade -William Shakespeare 23. O pastor amoroso -Fernando Pessoa 24. A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós 25. Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 26. A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha 27. O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa 28. O Mercador de Veneza -William Shakespeare 29. A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde 30. Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare 31. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 32. A Mão e a Luva -Machado de Assis 33. Arte Poética -Aristóteles 34. Conto de Inverno -William Shakespeare 35. Otelo, O Mouro de Veneza -William Shakespeare 36. Antônio e Cleópatra -William Shakespeare 37. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 38. A Metamorfose -Franz Kafka 39. A Cartomante -Machado de Assis 40. Rei Lear -William Shakespeare 41. A Causa Secreta -Machado de Assis 42. Poemas Traduzidos -Fernando Pessoa 43. Muito Barulho Por Nada -William Shakespeare 44. Júlio César -William Shakespeare 45. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 46.. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 47. Cancioneiro -Fernando Pessoa 48. Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público -Fundação Biblioteca Nacional 49. A Ela -Machado de Assis 50. O Banqueiro Anarquista -Fernando Pessoa 51. Dom Casmurro -Machado de Assis 52. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 53.Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 54. Adão e Eva -Machado de Assis 55. A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 56. A Chinela Turca -Machado de Assis 57. As Alegres Senhoras de Windsor -William Shakespeare 58. Poemas Selecionados -Florbela Espanca 59. As Vítimas-Algozes -Joaquim Manuel de Macedo 60. Iracema -José de Alencar 61. A Mão e a Luva -Machado de Assis 62. Ricardo III -William Shakespeare 63. O Alienista -Machado de Assis 64. Poemas Inconjuntos -Fernando Pessoa 65. A Volta ao Mundo em 80 Dias -Júlio Verne 66. A Carteira -Machado de Assis 67. Primeiro Fausto -Fernando Pessoa 68. Senhora -José de Alencar 69. A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães 70. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 71. A Mensageira das Violetas -Florbela Espanca 72. Sonetos -Luís Vaz de Camões 73. Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos 74. Fausto -Johann Wolfgang von Goethe 75. Iracema -José de Alencar 76. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 77. Os Maias -José Maria Eça de Queirós 78. O Guarani -José de Alencar 79. A Mulher de Preto -Machado de Assis 80. A Desobediência Civil -Henry David Thoreau 81. A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio 82. A Pianista -Machado de Assis 83. Poemas em Inglês -Fernando Pessoa 84. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 85. A Herança -Machado de Assis 86. A chave -Machado de Assis 87.. Eu -Augusto dos Anjos 88. As Primaveras -Casimiro de Abreu 89. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 90. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 91. Quincas Borba -Machado de Assis 92. A Segunda Vida -Machado de Assis 93. Os Sertões -Euclides da Cunha 94. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 95. O Alienista -Machado de Assis 96. Don Quixote. Vol. 1 -Miguel de Cervantes Saavedra 97. Medida Por Medida -William Shakespeare 98. Os Dois Cavalheiros de Verona -William Shakespeare 99. A Alma do Lázaro -José de Alencar 100. A Vida Eterna -Machado de Assis 101. A Causa Secreta -Machado de Assis 102. 14 de Julho na Roça -Raul Pompéia 103. Divina Comedia -Dante Alighieri 104. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 105. Coriolano -William Shakespeare 106.Astúcias de Marido -Machado de Assis 107. Senhora -José de Alencar 108. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 109. Noite na Taverna -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 110. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 111. A 'Não-me-toques' ! -Artur Azevedo 112. Os Maias -José Maria Eça de Queirós 113. Obras Seletas -Rui Barbosa 114. A Mão e a Luva -Machado de Assis 115. Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco 116. Aurora sem Dia -Machado de Assis 117. Édipo-Rei -Sófocles 118. O Abolicionismo -Joaquim Nabuco 119. Pai Contra Mãe -Machado de Assis 120. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 121. Tito Andrônico -William Shakespeare 122. Adão e Eva -Machado de Assis 123. Os Sertões -Euclides da Cunha 124. Esaú e Jacó -Machado de Assis 125. Don Quixote -Miguel de Cervantes 126. Camões -Joaquim Nabuco 127. Antes que Cases -Machado de Assis 128. A melhor das noivas -Machado de Assis 129. Livro de Mágoas -Florbela Espanca 130. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 131. A Relíquia -José Maria Eça de Queirós 132. Helena -Machado de Assis 133. Contos -José Maria Eça de Queirós 134. A Sereníssima República -Machado de Assis 135. Iliada -Homero 136. Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco 137. A Brasileira de Prazins -Camilo Castelo Branco 138.. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 139. Sonetos e Outros Poemas -Manuel Maria de Barbosa du Bocage 140. Ficções do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. -Fernando Pessoa 141. Anedota Pecuniária -Machado de Assis 142. A Carne -Júlio Ribeiro 143. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 144.Don Quijote -Miguel de Cervantes
145.
 A Volta ao Mundo em Oitenta Dias -Júlio Verne 146. A Semana -Machado de Assis 147. A viúva Sobral -Machado de Assis 148. A Princesa de Babilônia -Voltaire 149. O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves 150. Catálogo de Publicações da Biblioteca Nacional -Fundação Biblioteca Nacional 151. Papéis Avulsos -Machado de Assis 152. Eterna Mágoa-Augusto dos Anjos 153. Cartas D'Amor -José Maria Eça de Queirós 154. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 155. Anedota do Cabriolet -Machado de Assis 156. Canção do Exílio -Antônio Gonçalves Dias 157. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 158. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 159. Don Quixote. Vol. 2 -Miguel de Cervantes Saavedra 160. Almas Agradecidas -Machado de Assis
161.
 Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino -José Maria Eça de Queirós 162. Contos Fluminenses -Machado de Assis 163.Odisséia -Homero 164. Quincas Borba -Machado de Assis 165. A Mulher de Preto -Machado de Assis 166. Balas de Estalo -Machado de Assis 167. A Senhora do Galvão -Machado de Assis 168. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 169. A Inglezinha Barcelos -Machado de Assis 170. Capítulos de História Colonial (1500-1800) -João Capistrano de Abreu 171.CHARNECA EM FLOR -Florbela Espanca 172. Cinco Minutos -José de Alencar 173. Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida 174. Lucíola -José de Alencar 175.. A Parasita Azul -Machado de Assis 176. A Viuvinha -José de Alencar 177. Utopia -Thomas Morus 178. Missa do Galo -Machado de Assis 179. Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves 180. História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira -Sílvio Romero 181. Hamlet -William Shakespeare 182. A Ama-Seca -Artur Azevedo 183. O Espelho -Machado de Assis 184. Helena -Machado de Assis 185. As Academias de Sião
--
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem esta fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Recebido por email

Há respostas que estão no comportamento dos pais


Mikaela Övén dedica-se à parentalidade e educação de crianças. Tem três filhos, um blogue, participa em seminários e está disponível para ir a escolas. E aconselha a olhar para dentro.
Comportamentos inadequados, atitudes fora do normal, birras, trabalhos de casa, hiperatividade, dúvidas na maneira de lidar com os filhos, perguntas que procuram respostas. São estas as principais questões que "batem à porta" de Mikaela Övén, de origem sueca a viver em Portugal há 11 anos. É mãe de três filhos e depois dos nascimentos decidiu centrar-se na área da parentalidade e educação de crianças. Tem um blogue, participa em seminários, em cursos, dá orientação e aconselhamento familiar. Licenciada em Recursos Humanos, é coach e practitioner em Programação Neurolinguística e facilitadora certificada pela Family Lab. Mikaela está disponível para ouvir os pais e ir às escolas fazer workshops ou prestar consultoria.

Será que há algo de errado com o meu filho? O que vou fazer com ele? Estas perguntas repetem-se. Mikaela Övén aconselha a olhar para dentro, antes de olhar para fora. "Procuro que os pais pensem mais no que podem fazer em relação a eles próprios, antes de se focarem tanto em mudar o comportamento da criança. Como acredito que todas as crianças colaboram de alguma forma com os pais/adultos, a resposta está no nosso comportamento", refere ao EDUCARE.PT. Ser mãe ou pai é, na sua opinião, "um belo curso de desenvolvimento pessoal".

O tempo

 não estica, a maior parte dos pais passa muito tempo no trabalho, as horas para estar com os filhos acabam por encurtar. E quando os problemas surgem, muitas vezes, procura-se uma receita para lidar com os comportamentos dos mais pequenos. A autora do blogue Mama Mia quer, antes de tudo, perceber as situações com que tem que lidar e evita dar dicas generalizadas. "Acredito profundamente que o presente mais bonito que um pai ou uma mãe pode dar ao seu filho é cuidarem bem deles próprios. E a resposta da harmonia da família e do bem-estar dos filhos está aí", afirma.

Os pais sabem ser pais nos dias de hoje? Mikaela acredita que sim e que a maioria tem uma enorme vontade de ser bons pais e assume esse desejo como um objetivo sempre presente na cabeça. "Os pais pensam e refletem muito sobre a parentalidade. Mas como duvidam das suas capacidades, como não confiam na sua intuição e como têm falta de auto-estima, há momentos em que desistem por causa da pressão do dia a dia, por exaustão, por falta de paciência, por causa de familiares, das escolas", refere.

Muitos pais continuam à procura de uma receita, de uma fórmula para educar os filhos, um "quick fix" para resolver o problema xis. Mikaela sublinha que é importante os pais pararem para ouvir os seus corações com tempo. Pode ser que assim encontrem soluções. Pode ser que assim "entendam que há relações que temos de cuidar todos os dias".

Centrar atenções nas relações que se criam com os filhos é um passo importante. Tentar controlar ou domar comportamentos é um caminho que não deve ser seguido. Não há pais perfeitos. Ponto final. "Pergunto-me o que é o crescimento harmonioso. Acho que isso se baseia nas relações que existem na família. Acho que procuramos, mais uma vez, muitas coisas fora de nós como resposta a essa necessidade de criar mais harmonia", refere. Na sua opinião, é preciso autenticidade e intenção naquilo que se faz, nas atividades em que se colocam os filhos. "Acredito que as crianças vão

 crescer harmoniosamente quando têm relações em casa que refletem isso mesmo". "Claro que há formas que ajudam, mas se os próprios pais não fizerem o trabalho principal... então não vai acontecer", acrescenta.

Os paradoxos também acontecem. Uma geração informada, mas, na sua opinião, desorientada. "Acho que a geração de pais de hoje nunca foi tão informada. Nunca soube tanto sobre educação e desenvolvimento de crianças. No entanto, acho que não houve nenhuma geração tão perdida...", comenta. Recua ao passado, ao tempo em que as pessoas se regiam pelas normas da sociedade, pela igreja, pelos valores cultivados em família. Depois, o mundo ficou mais complicado. "E como as pessoas procuram mais fora do que dentro, as coisas tornam-se mais complexas. Porque as respostas não estão nos livros", alerta. Mikaela Öven insiste que as famílias têm de olhar para dentro. Até porque, na sua perspetiva, há técnicas e métodos que enchem páginas de livros e que podem não servir de nada na prática.

Neste momento, Mikaela Övén colabora com uma escola. Trabalha no desenvolvimento dos valores-base desse estabelecimento de ensino. Um projeto onde também colabora com a associação de pais e em que meteu nos planos workshops e tertúlias para os pais das crianças.


Sara R. Oliveira | 2012-08-06 
Informações: http://mamamiaparentalidade.blogspot.pt

sábado, 4 de agosto de 2012

Kadoorie Mekor Haim - «centro da comunidade judaica do Porto»



A Kadoorie Mekor Haim é o «centro da comunidade judaica do Porto» que «abriu as suas portas para todos os judeus e cripto-judeus que apresentem provas das suas origens judaicas», diz ainda o pequeno filme.

Ao longo dos pouco mais de seis minutos é contada a história, em legendas em inglês, da sinagoga – «a maior da península Ibérica» – construída numa altura em que «na Alemanha as sinagogas eram queimadas».

Para além do capitão, o vídeo destaca ainda «muitos outros judeus contribuíram com importantes serviços para a comunidade judaica do Porto» como Sir Elly Kadoorie, Laurence Kadoorie, Horace Kadoorie, Paul Goodman, Rabbi-Mor Israel Levy, Cecil Roth, Barão Edmond Rothschild, Barão Edouard de Rothschild, Lucien Wolf, Rabbi-Mor David de Sola Pool, Menasseh Kniszinski Bendob e Lili Jean-Javal.

Actualmente, no primeiro piso da sinagoga, é possível visitar um espaço onde os pertences do capitão Barros Basto são guardados e dispostos.

A sinagoga e o museu estão abertos para visitas individuais ou colectivas mas estão sujeitas a agendamento, confirmação e acompanhamento por alguém da comunidade.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

sexta-feira, 27 de julho de 2012

domingo, 22 de julho de 2012

Escadas musicais - vídeo


*Com o intuito de promover o exercício físico, a Volkswagen transformou as escadas de um metro em Estocolmo, na Suécia, num piano gigante. À medida que os pés pisam num degrau, ele toca uma nota diferente.



Escada normal ou rolante? Aposto que se te deparasses com uma escada musical, irias optar por te exercitar um pouco mais. E as crianças nem iriam reclamar ou pedir colo na hora de subir escadarias. 

Assiste ao vídeo e diverte-te!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Morreu José Hermano Saraiva

Jose Hermano Saraiva e a televisão
Notabilizou-se nas quatro últimas décadas pelos programas televisivos sobre História. José Hermano Saraiva, um homem que se confunde com a História, faleceu hoje aos 92 anos.
O historiador José Hermano Saraiva morreu hoje de manhã, disse à agência Lusa o assistente do produtor do programa da Videofono.


José Hermano SaraivaCarlos Manuel disse à Lusa que o produtor José Manuel Crespo foi hoje informado por um familiar de José Hermano Saraiva que o historiador tinha morrido hoje em casa, no distrito de Setúbal.

No 10 de junho de 2011, o historiador foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2010, a Academia Portuguesa da História (APH) distinguiu José Hermano Saraiva como “grande divulgador” da História de Portugal e elegeu-o académico de mérito.

José Hermano SaraivaJosé Hermano Saraiva nasceu em Leiria, em a 3 de outubro de 1919, fez as licenciaturas em Ciências Histórico-Filosóficas (1941) e em Ciências Jurídicas (1942), consagrando-se desde então ao ensino e à advocacia.
Exerceu as funções de professor liceal, director do Instituto de Assistência aos menores, Reitor do Liceu D. João de Castro, deputado à Assembleia Nacional, procurador à Câmara Corporativa, professor do Instituto de ciências sociais, políticas e ultramarinas da Universidade Técnica de Lisboa, ministro da Educação Nacional e embaixador de Portugal no Brasil, cargo de que solicitou a exoneração em 29 de Abril de 1974.

José Hermano Saraiva
O Homem que se confunde com a História

José Hermano Saraiva notabilizou-se nas quatro últimas décadas através de programas televisivos sobre História.
Entre outros cargos públicos que exerceu antes do 25 de abril de 1974, como o de diretor do Instituto de Assistência aos Menores, foi ministro da Educação entre 1968 e 1970, qualidade na qual inaugurou a Biblioteca Nacional de Portugal.
José Hermano SaraivaTendo sido substituído por Veiga Simão na pasta da Educação, após a crise académica de 1969, foi designado embaixador de Portugal em Brasília, em 1972.
Foi ainda deputado à Assembleia Nacional e procurador à Câmara Corporativa.
A colaboração com a RTP começou na década de 1970 com o programa “O tempo e a alma”. Foi ainda autor e apresentador de “Histórias que o tempo apagou”, “Horizontes da Memória” e “A Alma e a Gente”.
Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal” já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês.

José Hermano SaraivaJosé Hermano Saraiva dirigiu também uma outra História de Portugal em seis volumes, editada em 1981 pelas edições Alfa.
Na área da História, José Hermano Saraiva tem publicados cerca de 20 títulos, entre eles “Uma carta do Infante D. Henrique”, “O tempo e alma”, “Portugal – Os últimos 100 anos”, “Vida ignorada de Camões”, ou “Ditos portugueses dignos de memória”.
Na área da jurisprudência editou sete títulos, nomeadamente “A revisão constitucional e a eleição do Chefe do Estado”, “Non-self-governing territories and The United Nation Charter”, e “Apostilha crítica ao projecto do Código Civil”, tendo ainda publicado cinco títulos na área da pedagogia.

José Hermano SaraivaJosé Hermano Saraiva apresentou à APH várias orações académicas, tendo sido publicadas sete, a mais recente em 1988, intitulada “A crise geral e a Aljubarrota de Froyssar”.
Além da APH, José Hermano Saraiva é também membro das academias das Ciências de Lisboa, de Marinha e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, tendo sido distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho, a Comenda da Ordem de N. S. da Conceição de Vila Viçosa, e a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco (Brasil).
Notícia atualizada às 14h18  

Ramadão começa hoje


Milhões de muçulmanos iniciam, esta sexta-feira, o Ramadão, o nono mês do calendário islâmico (lunar) dedicado ao recolhimento, meditação e penitência.

Desde a alvorada até ao pôr-do-sol, os crentes islâmicos devem abster-se de comer, beber, fumar, ter relações sexuais, perfumar-se e de tudo o mais que contribua para deleitar o corpo.













Margarida Mota (www.expresso.pt)
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ramadao-comeca-hoje=f740908#ixzz21AJy4FLH

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Icebergue separa-se de glaciar da Gronelândia



Um bloco de gelo gigante, com 120 quilómetros quadrados, separou-se do  glaciar Petermann, um dos dois maiores da Gronelândia, no passado dia 16. 

O iceberg é maior do que a cidade de Lisboa.


«Nesta altura do ano estamos sempre a observar o glaciar Petermann», porque dele se podem separar icebergues que depois acabam por cruzar as rotas dos navios no Atlântico Norte, afirmou à Reuters Trudy Wohleben, do serviço canadiano responsável pela monitorização deste fenómeno, que foi confirmado pelo satélite Aqua, da NASA.

Esta separação de blocos de gelo do glaciar Petermann ocorre pela segunda vez em menos de dois anos, depois de em 2010 se ter separado uma ilha de gelo com 260 quilómetros quadrados. Para Eric Rignot, da NASA, não se está perante um «colapso, mas é certamente um acontecimento significativo».

O novo icebergue deverá seguir o caminho feito pelo anterior, até entrar no estreito de Nares, um canal entre o Norte da Gronelândia e o Canadá, onde se deverá quebrar. 

Antes de 2010, a última vez que um icebergue com um tamanho semelhante se separou naquela região tinha sido muito anterior, remetendo para o ano de 1962.

Note-se que a plataforma de gelo da Gronelândia está a diminuir, devido às alterações globais das temperaturas do ar e dos oceanos e às mudanças nos padrões de circulação das correntes, estando o Noroeste da Gronelândia e o Nordeste do Canadá a aquecer cinco vezes mais depressa do que o resto do planeta.

in ABOLA.PT - 13:12 - 19-07-2012

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um dos últimos retratos de Nelson Mandela, em agosto de 2010, em sua casa.Nelson Mandela completa hoje, dia 18/07, 94 anos, ocasião para multiplicar as homenagens dentro e fora da África do Sul, as boas ações e também o debate sobre a melhor maneira de dar continuidade ao seu combate pela igualdade.
Um dos últimos retratos de Nelson Mandela, em agosto de 2010, em sua casa.Imagem: PHOTO /NELSON MANDELA FOUNDATION - Debbie Yazbek
Herói da luta contra o regime da segregação racial, "Tata" Mandela ou "papá" Mandela, como é chamado com respeito e afeto, tem sido nos últimos mais frequentemente notícia por motivos de saúde.
A celebração dos 94 anos, que em tempos se traduzia em festas e concertos na presença de estrelas ou de dignitários estrangeiros, é celebrada desta vez apenas em família.
Em janeiro de 2011, Mandela foi hospitalizado com uma infecção respiratória, e em fevereiro foi submetido a alguns exames. As últimas notícias, fornecidas pelo presidente Jacob Zuma, que se encontrou recentemente com o ex-líder da África do Sul, afirmam que Mandela se encontra "bem de saúde".
"Foi um prazer vê-lo, como sempre. Eu estava particularmente feliz por poder felicitá-lo antes do seu próximo aniversário. Também o informei de que, como sempre, todos os sul-africanos esperam pelo dia 18 para poder desejar-lhe feliz aniversário de todas as maneiras possíveis", declarou o presidente sul-africano em comunicado.
Zelda la Grange, que foi a sua secretária particular, também declarou numa entrevista à rádio que o encontrou "em forma" e "mimado pela família e pela equipa médica que o rodeia".
Há um ano que Nelson Mandela vive entre Johannesburgo e Qunu, a sua cidade natal, onde se instalou em maio. Mandela, que se retirou da vida política em 2004, não perde o seu país de vista, assegura à AFP o velho amigo e companheiro de cela Ahmed Kathrada, de 82 anos. "A última vez que o vi, há cerca de um mês, estava ocupado a ler jornais", disse recentemente Kathrada.
"Tomara que possa continuar conosco por muito mais tempo e possa dar-nos conselhos", afirma. Os dois homens permaneceram juntos na prisão durante 26 anos.
Nelson Mandela foi libertado em 1990 após 27 anos de reclusão. Dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, em direção à democracia multirracial. Tornou-se no primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e fez a sua última aparição pública em 2010, no Mundial de Futebol organizado pela sua nação.
Desde então, a oportunidade de estar perto de Mandela está reservada a familiares, altas figuras da política ou através da televisão, como aconteceu quando se divulgaram imagens do ex-líder em casa a preencher o formulário do censo ou como quando recebeu a distinção do centenário do seu partido, o Conselho Nacional Africano (ANC).
Dia Mandela: Não é feriado, mas é um dia para agir
Embora não seja feriado, o dia de aniversário de Nelson Mandela - ou Madiba, nome de clã tradicional pelo qual é chamado pelos mais próximos - é uma data muito especial.
Amanhã, por volta das 8h00 locais, milhares de estudantes vão cantar "Happy Birthday Madiba", numa iniciativa que deverá juntar 20 milhões de vozes.
O 'Mandela Day' é reconhecido desde 2009 pela ONU como um apelo mundial a consagrar 67 minutos do tempo de cada um a ajudar os semelhantes como homenagem aos valores defendidos pelo primeiro presidente negro da África do Sul. 67 minutos que correspondem aos 67 anos que Mandela dedicou ao combate político.
Para saber mais:  Mandela é "superior a qualquer político"                                   in  (adaptado)

terça-feira, 17 de julho de 2012

180000 visitas ;)

Foi há pouco que detetei esta evidência...



sábado, 14 de julho de 2012

"Onde Deus te levar" - reflexão


Podes achar que não tens
P’ra onde ir, nem que fazer
Não sabes bem quem és aqui
Neste mundo tão grande e frio
Mas há qualquer coisa em ti
Que te faz querer, querer ser alguém,
Querer ser alguém…
E a Vida não vai parar,
Vai como vento,
Tens tudo a dar
Não percas tempo
Podes saber que vais chegar
Onde Deus te levar

Mas pode ser tão difícil,
de acreditar Em Deus assim
Será que Ele se vai lembrar…
de me ajudar Será que sim?
Mas há qualquer coisa em mim
Que me faz querer: acreditar
Acreditar!

Música: desconhecido
Letra: desconhecido
Intérprete: Maria Durão e Luis Roquette
Álbum: Onde Deus te levar

sábado, 7 de julho de 2012

15 coisas que serão obsoletas na Educação até 2020



Os próximos 10 anos serão de mudanças profundas na Educação, a todos os níveis. Nada que tenha a ver com a crise que vivemos, mas com a revolução digital  que se acelera todos os dias.
Há cerca de um ano, a escritora Shelley Blake-Plock publicou um artigo no seu blogue Teacher 2.0, intitulado, “21 Things That Will Become Obsolete in Education by 2020″. Mais adaptado à realidade portuguesa, selecionei e adaptei 15 tópicos que vão no mesmo sentido. Talvez ajude a ultrapassar a depressão portuguesa de 2012 e 2013. Sem cinismo.
1. Mesas
O século 21 não se encaixa nada em mesas alinhadas. A educação vai reforçar os conceitos baseados em redes de fluxos, colaboração e dinamismo que vão reorganizar o espaço das aprendizagens, tornando obsoletas as filas de mesas e cadeiras características das nossas salas de aula fabris.

2. Laboratórios de Línguas
A aprendizagem de um língua estrangeira vai estar (já está, para quem quiser) à distância de um smartphone. Mais espaço disponível nas escolas.

3. Computadores
As salas de computadores, muitas vezes encostados às paredes, serão como que peças de museu. Os portáteis, tablets, smartphones e outros dispositivos vão limpar os velhos ecrãs, as torres e os emaranhados de fios. Mais espaço.

4. Trabalhos de casa
A educação será pensada e trabalhada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os limites tradicionais entre a escola e a casa tenderão a desaparecer. Como disse alguém, não precisamos de crianças para irem à escola; precisamos delas para aprenderem mais. A aprendizagem será contínua e em movimento. (ver o ponto 3).

5. Instrução massificada
Nos próximos 10 anos o professor que não souber utilizar a tecnologia para personalizar e diferenciar a aprendizagem dos seus alunos será “carta fora do baralho”. A diferenciação será tão natural como respirar. O professor de massas acabou.

6. Medo da Wikipedia
Wikipedia é a maior força democratizante no mundo actual. Se os professores têm receio em deixar os alunos utilizá-la, está na hora de olhá-la de frente sabendo que com este ou outro nome a Wikipedia vai continuar a crescer exponencialmente. Talvez esteja na hora de cada um também dar o seu contributo.

7. Manuais em papel
Os livros são agradáveis, mas, daqui a dez anos, toda ou quase toda a leitura será feita através de meios digitais.

8. Cadernos, lápis, canetas… papel
Provavelmente não vão acabar, mas com toda a certeza vão diminuir e muito na quantidade. As crianças aprenderão a escrever e a desenhar em dispositivos digitais e a grande maioria dos trabalhos, testes e exames poderão ser feitos da mesma maneira. A floresta agradece. Quem não perceber e se adaptar… desaparece.

9. Pastas
Já hoje, em muitas das nossas escolas, que necessidade têm as crianças e os jovens de andarem com bolsas pesadas às costas com custos associados à sua saúde? Com livros e cadernos digitais… as pastas escolares serão cada vez menos pesadas até desaparecerem. As colunas vertebrais agradecem.

10. Departamentos TIC
Um fim à vista. As TIC não serão uma especialidade. As TIC serão a realidade, as ferramentas essenciais de todos os professores e educadores. Todos os agentes da educação e formação terão competências TIC elevadas. Com a afirmação do “Cloud Computing”, a qualidade e aumento da cobertura sem fios e o acesso via satélite, coisas agora “tão importantes” comosoftware, segurança e conectividade serão coisas do passado.

11. Instituições centralizadas
Os edifícios escolares vão transformar-se em centros de aprendizagem e não em locais onde toda a aprendizagem acontece. Os edifícios serão menores, os horários dos professores e alunos irão mudar para permitir que menos pessoas estejam na escola de uma só vez, abrindo caminho a um ensino mais experimental, vivencial, fora do ambiente escolar.

12. Níveis de ensino
A educação vai tornar-se mais individualizada, abandonado significativamente a estrutura dos níveis de ensino tal como os conhecemos hoje. Os alunos serão associados por interesses, seguindo cada um uma aprendizagem especializada. (ver ponto 5)

13. Escolas e professores “atecnológicos”
Escolas e professores que não utilizem as tecnologias estarão condenados ao fracasso. As primeiras a fechar. Os segundos a mudar de profissão.

14. Normas Curriculares
As normas curriculares actuais integram enormes bloqueios à diferenciação da aprendizagem, imagem de marca da educação do futuro. A raiz da mudança curricular será as escolas do ensino básico como fornecedoras de conteúdos fundamentais e as dos níveis superiores com a oferta de aprendizagens especializadas.

15. Reuniões de pais e professores à noite
As ferramentas já hoje disponíveis para comunicação virtual tornarão as reuniões “físicas” uma raridade. De uma forma ou de outra, os pais vão obrigar a escola a utilizar a tecnologia para comunicar. Não vá. Ligue-se.

Retirado de http://www.professortic.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atingidos três Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

As Nações Unidas anunciaram esta segunda-feira que três dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, metas acordadas internacionalmente com o prazo de 2015, já foram cumpridas, incluindo a de redução da pobreza extrema para metade.

O relatório anual dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio divulgado esta segunda-feira pela ONU indica que o cumprimento das restantes cinco metas é ainda "possível, embora um desafio" na atual conjuntura de crise económica e cortes na cooperação internacional, levando o secretário geral Ban Ki-moon a afirmar que "não é altura para descansar".
"As projecções indicam que em 2015 mais de 600 milhões de pessoas ainda estarão carenciadas de acesso a fontes de água de qualidade, mais de mil milhões de pessoas estarão na pobreza e a fome continuará a ser um desafio global", disse esta segunda-feira o secretário geral da ONU.
Falando na abertura da sessão de alto nível do Comité Económico e Social da ONU (ECOSOC), o secretário-geral alertou ainda para a persistência da morte de crianças vítimas de doenças tratáveis, falta de saneamento e de nutrição, a par de perda de biodiversidade e poluição.
Durante a recente conferência sobre desenvolvimento sustentável no Brasil, Rio +20, foi decidido iniciar o processo de transição dos ODM para novos indicadores, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, a lançar em 2015.
O relatório divulgado esta segunda-feira indica que, pela primeira vez, se registou um recuo no número de pessoas que vivem em pobreza extrema e nas taxas de pobreza em todas as regiões em desenvolvimento, incluindo na África subsaariana, onde são mais elevadas.
in Correio da Manhã

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: