segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atingidos três Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

As Nações Unidas anunciaram esta segunda-feira que três dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, metas acordadas internacionalmente com o prazo de 2015, já foram cumpridas, incluindo a de redução da pobreza extrema para metade.

O relatório anual dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio divulgado esta segunda-feira pela ONU indica que o cumprimento das restantes cinco metas é ainda "possível, embora um desafio" na atual conjuntura de crise económica e cortes na cooperação internacional, levando o secretário geral Ban Ki-moon a afirmar que "não é altura para descansar".
"As projecções indicam que em 2015 mais de 600 milhões de pessoas ainda estarão carenciadas de acesso a fontes de água de qualidade, mais de mil milhões de pessoas estarão na pobreza e a fome continuará a ser um desafio global", disse esta segunda-feira o secretário geral da ONU.
Falando na abertura da sessão de alto nível do Comité Económico e Social da ONU (ECOSOC), o secretário-geral alertou ainda para a persistência da morte de crianças vítimas de doenças tratáveis, falta de saneamento e de nutrição, a par de perda de biodiversidade e poluição.
Durante a recente conferência sobre desenvolvimento sustentável no Brasil, Rio +20, foi decidido iniciar o processo de transição dos ODM para novos indicadores, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, a lançar em 2015.
O relatório divulgado esta segunda-feira indica que, pela primeira vez, se registou um recuo no número de pessoas que vivem em pobreza extrema e nas taxas de pobreza em todas as regiões em desenvolvimento, incluindo na África subsaariana, onde são mais elevadas.
in Correio da Manhã

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: