quinta-feira, 19 de julho de 2012

Icebergue separa-se de glaciar da Gronelândia



Um bloco de gelo gigante, com 120 quilómetros quadrados, separou-se do  glaciar Petermann, um dos dois maiores da Gronelândia, no passado dia 16. 

O iceberg é maior do que a cidade de Lisboa.


«Nesta altura do ano estamos sempre a observar o glaciar Petermann», porque dele se podem separar icebergues que depois acabam por cruzar as rotas dos navios no Atlântico Norte, afirmou à Reuters Trudy Wohleben, do serviço canadiano responsável pela monitorização deste fenómeno, que foi confirmado pelo satélite Aqua, da NASA.

Esta separação de blocos de gelo do glaciar Petermann ocorre pela segunda vez em menos de dois anos, depois de em 2010 se ter separado uma ilha de gelo com 260 quilómetros quadrados. Para Eric Rignot, da NASA, não se está perante um «colapso, mas é certamente um acontecimento significativo».

O novo icebergue deverá seguir o caminho feito pelo anterior, até entrar no estreito de Nares, um canal entre o Norte da Gronelândia e o Canadá, onde se deverá quebrar. 

Antes de 2010, a última vez que um icebergue com um tamanho semelhante se separou naquela região tinha sido muito anterior, remetendo para o ano de 1962.

Note-se que a plataforma de gelo da Gronelândia está a diminuir, devido às alterações globais das temperaturas do ar e dos oceanos e às mudanças nos padrões de circulação das correntes, estando o Noroeste da Gronelândia e o Nordeste do Canadá a aquecer cinco vezes mais depressa do que o resto do planeta.

in ABOLA.PT - 13:12 - 19-07-2012

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: