quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um dos últimos retratos de Nelson Mandela, em agosto de 2010, em sua casa.Nelson Mandela completa hoje, dia 18/07, 94 anos, ocasião para multiplicar as homenagens dentro e fora da África do Sul, as boas ações e também o debate sobre a melhor maneira de dar continuidade ao seu combate pela igualdade.
Um dos últimos retratos de Nelson Mandela, em agosto de 2010, em sua casa.Imagem: PHOTO /NELSON MANDELA FOUNDATION - Debbie Yazbek
Herói da luta contra o regime da segregação racial, "Tata" Mandela ou "papá" Mandela, como é chamado com respeito e afeto, tem sido nos últimos mais frequentemente notícia por motivos de saúde.
A celebração dos 94 anos, que em tempos se traduzia em festas e concertos na presença de estrelas ou de dignitários estrangeiros, é celebrada desta vez apenas em família.
Em janeiro de 2011, Mandela foi hospitalizado com uma infecção respiratória, e em fevereiro foi submetido a alguns exames. As últimas notícias, fornecidas pelo presidente Jacob Zuma, que se encontrou recentemente com o ex-líder da África do Sul, afirmam que Mandela se encontra "bem de saúde".
"Foi um prazer vê-lo, como sempre. Eu estava particularmente feliz por poder felicitá-lo antes do seu próximo aniversário. Também o informei de que, como sempre, todos os sul-africanos esperam pelo dia 18 para poder desejar-lhe feliz aniversário de todas as maneiras possíveis", declarou o presidente sul-africano em comunicado.
Zelda la Grange, que foi a sua secretária particular, também declarou numa entrevista à rádio que o encontrou "em forma" e "mimado pela família e pela equipa médica que o rodeia".
Há um ano que Nelson Mandela vive entre Johannesburgo e Qunu, a sua cidade natal, onde se instalou em maio. Mandela, que se retirou da vida política em 2004, não perde o seu país de vista, assegura à AFP o velho amigo e companheiro de cela Ahmed Kathrada, de 82 anos. "A última vez que o vi, há cerca de um mês, estava ocupado a ler jornais", disse recentemente Kathrada.
"Tomara que possa continuar conosco por muito mais tempo e possa dar-nos conselhos", afirma. Os dois homens permaneceram juntos na prisão durante 26 anos.
Nelson Mandela foi libertado em 1990 após 27 anos de reclusão. Dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, em direção à democracia multirracial. Tornou-se no primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e fez a sua última aparição pública em 2010, no Mundial de Futebol organizado pela sua nação.
Desde então, a oportunidade de estar perto de Mandela está reservada a familiares, altas figuras da política ou através da televisão, como aconteceu quando se divulgaram imagens do ex-líder em casa a preencher o formulário do censo ou como quando recebeu a distinção do centenário do seu partido, o Conselho Nacional Africano (ANC).
Dia Mandela: Não é feriado, mas é um dia para agir
Embora não seja feriado, o dia de aniversário de Nelson Mandela - ou Madiba, nome de clã tradicional pelo qual é chamado pelos mais próximos - é uma data muito especial.
Amanhã, por volta das 8h00 locais, milhares de estudantes vão cantar "Happy Birthday Madiba", numa iniciativa que deverá juntar 20 milhões de vozes.
O 'Mandela Day' é reconhecido desde 2009 pela ONU como um apelo mundial a consagrar 67 minutos do tempo de cada um a ajudar os semelhantes como homenagem aos valores defendidos pelo primeiro presidente negro da África do Sul. 67 minutos que correspondem aos 67 anos que Mandela dedicou ao combate político.
Para saber mais:  Mandela é "superior a qualquer político"                                   in  (adaptado)

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: