sábado, 4 de agosto de 2012

Kadoorie Mekor Haim - «centro da comunidade judaica do Porto»



A Kadoorie Mekor Haim é o «centro da comunidade judaica do Porto» que «abriu as suas portas para todos os judeus e cripto-judeus que apresentem provas das suas origens judaicas», diz ainda o pequeno filme.

Ao longo dos pouco mais de seis minutos é contada a história, em legendas em inglês, da sinagoga – «a maior da península Ibérica» – construída numa altura em que «na Alemanha as sinagogas eram queimadas».

Para além do capitão, o vídeo destaca ainda «muitos outros judeus contribuíram com importantes serviços para a comunidade judaica do Porto» como Sir Elly Kadoorie, Laurence Kadoorie, Horace Kadoorie, Paul Goodman, Rabbi-Mor Israel Levy, Cecil Roth, Barão Edmond Rothschild, Barão Edouard de Rothschild, Lucien Wolf, Rabbi-Mor David de Sola Pool, Menasseh Kniszinski Bendob e Lili Jean-Javal.

Actualmente, no primeiro piso da sinagoga, é possível visitar um espaço onde os pertences do capitão Barros Basto são guardados e dispostos.

A sinagoga e o museu estão abertos para visitas individuais ou colectivas mas estão sujeitas a agendamento, confirmação e acompanhamento por alguém da comunidade.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: