terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nobel da Física 2013

O Prémio Nobel de Física de 2013 foi atribuído, nesta terça-feira, ao britânico Peter Higgs e ao belga François Englert pelos seus trabalhos sobre o bóson de Higgs, partícula elementar que explica a origem da massa. 
Os dois cientistas, de 84 e 80 anos de idade, respectivamente,  foram premiados pelos seus trabalhos sobre a "descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a nossa compreensão da origem da massa das partículas subatómicas, que foi confirmado recentemente", destacou o Comité Nobel num comunicado.
 
Também conhecido como a "partícula de Deus", o bóson de Higgs é uma partícula subatómica na origem da massa de outras partículas, que teve a existência formulada teoricamente em 1964. 
 
Higgs agradeceu o prémio num comunicado divulgado pela Universidade de Edimburgo, onde é professor de Física Teórica. "Espero que este reconhecimento da ciência fundamental ajude a aumentar a consciência sobre a importância da pesquisa imaginativa", completou, ao agradecer a Real Academia de Ciências.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: