quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nobel da Literatura 2013

A escritora canadiana Alice Munro afirmou-se hoje "tremendamente surpreendida" e contente ao saber que tinha ganhado o prémio Nobel da Literatura, notícia que lhe chegou "a meio da noite".
"Sabia que era uma das candidatas, mas nunca pensei que fosse ganhar", afirmou Alice Munro aos jornalistas em Victoria, acrescentando que é "maravilhoso" receber o mais prestigiado prémio literário.
A escritora disse à televisão canadiana CBC que a filha a tinha acordado para lhe dar a notícia sobre a decisão do Comité Nobel.
Afirmou ainda que sempre encarou a hipótese de receber o Nobel como "um daqueles sonhos irreais" que "era possível mas provavelmente não se realizaria".
Alice Munro indicou que no Canadá ainda se estava "a meio da noite" quando recebeu a notícia e já se tinha esquecido de que estava na corrida para o Nobel.
Aos 83 anos, torna-se assim a 13.ª mulher a ganhar o Nobel da Literatura desde que o prémio foi instituído, em 1901. É também a primeira vez que o prémio vai para um canadiano.
Na biografia que divulga da escritora, a academia sueca aplaude os contos de Munro, que focam "a fragilidade da condição humana", e elogia a "narrativa afinada" da escritora, "que se caracteriza pela clareza e pelo realismo psicológico".
Nos últimos dez anos, o Nobel da Literatura distinguiu nomes como o chinês Mo Yan (2012), o sueco Tomas Tranströmer (2011), o peruano Mario Vargas Llosa (2010), a alemã de origem romena Herta Müller (2009), o francês Jean-Marie Gustave Le Clézio (2008), a britânica Doris Lessing (2007), o turco Orhan Pamuk (2006), o britânico Harold Pinter (2005), a austríaca Elfriede Jelinek (2004) e o sul-africano J.M. Coetzee (2003).
Munro vai receber oito milhões de coroas suecas (915.000 euros) numa cerimónia a 10 de Dezembro, data do aniversário do fundador dos prémios, Alfred Nobel, nascido em 1896.
Lusa/SOL

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: