sábado, 9 de outubro de 2010

Prémios Nobel 2010


Prémio Nobel da Química

O Prémio Nobel da Química 2010 foi atribuído ao americano Richard F. Heck e aos japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki pelo trabalho desenvolvido na área da síntese orgânica, mais concretamente em formas, mais eficientes, de ligações entre átomos de carbono, que é utilizada na produção farmacêutica e de moléculas utilizadas na indústria electrónica.
O norte-americano Heck, de 79 anos, e os japoneses Negishi, 75, e Suzuki, 80 anos receberam 10 milhões de coroas suecas, cerca de 1 milhão de euros, por terem descoberto uma substância conhecida como discodermolida, um importante inibidor tumoral, que só pode ser encontrado, actualmente, na natureza em pequenos animais marinhos. Essa substância vai ajudar na fabricação de medicamento para doenças cancerígenas.

Prémio Nobel da Física

O Prémio Nobel da Física 2010 foi atribuído aos pesquisadores russos Andrei Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, Reino Unido, pela de descoberta do grafeno.
O grafeno, composto por átomos de carbono densamente agrupados numa malha cristalina com o formato de favos de mel, é o material mais forte e ao mesmo tempo mais fino descoberto até o momento. O grafeno foi utilizado para criação de novos materiais e ao favorito de electrónica inovadora. Os transístores do grafeno são considerados mais rápidos em relação aos do silício, o que permite fabricar produtos electrónicos mais eficientes.
Andrei Geim, nasceu em 1958 em Sochi, na Rússia, tendo dupla nacionalidade, russo e holandesa. Concluiu o doutoramento em Ciências Físicas em 1987, na Academia de Ciências de Chernogolovka. Konstantin Novoselov nasceu em 1974, em Nizhny Tagil, na Rússia, e tem dupla nacionalidade, é britânico e russo. Desempenhou funções de docente na Universidade de Nijmegen, na Holanda.


Prémio Nobel da Literatura

O Prémio Nobel da Literatura 2010 foi atribuído ao escritor peruano Mario Vargas Llosa, pela cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos das suas obras.
Mario Vargas Llosa, nascido a 28 de Março de 1936, é licenciado em Letras e Direito.

Obras de Mario Vargas Llosa publicadas em Portugal: A guerra do fim do mundo; História de Mayta; A cidade e os cães; Quem matou Palomino Molero?; Elogio da madrasta; O falador; A tia Júlia e o escrevedor; Pantaleão e as visitadoras; Conversa na catedral; Como peixe na água: memórias; Lituma nos Andes; A guerra do fim do mundo; Cadernos de Dom Rigoberto;
Cartas a um jovem romancista; A festa do chibo; A guerra do fim do mundo; A casa verde; O paraíso na outra esquina; A tia Júlia e o escrevedor; Travessuras da menina má; Israel Palestina: paz ou Guerra Santa; Diário do Iraque.

Prémio Nobel da Medicina

O Prémio Nobel da Medicina 2010 foi entregue ao embriologista Robert Edwards pelo trabalho realizado em prol da fertilização in vitro.
Robert Edwards foi investigador na Universidade de Cambridge e trabalhou no desenvolvimento da fertilização in vitro, que permitiu a milhões de casais terem filhos. A técnica desenvolvida por Robert Edwards permite fertilizar os óvulos fora do corpo e depois recolocá-los no útero da mulher. A fertilização in vitro esteve na origem do nascimento, em 1978, do primeiro “bebé-proveta”, a britânica Louise Joy Brown, a 25 de Julho de 1978.
Prémio Nobel da Paz

O Prémio Nobel da Paz 2010 foi atribuído ao chinês Liu Xiaobo. Liu Xiaobo é poeta e professor de literatura e foi condenado à prisão por assinar um protesto em prol da reforma democrática na China.
Liu está preso, tendo sido condenado a 11 anos de prisão em 2009, por ter incentivado, em 2008, uma manifestação contra o Estado Chinês, defendendo a liberdade de expressão e democracia na China.

"Liu Xiaobo foi distinguido pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China", justificou o comité, que é composto por cinco pessoas escolhidas pelo Parlamento norueguês.

informação e imagens da internet

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: