segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana da EMRC decorre de 22 a 26 de Março

"Com a EMRC... Encontro um meio de reler a cultura"

A Semana da Disciplina há-de constituir uma oportunidade para afirmar o contributo da EMRC na valorização do meio escolar.
Partindo do conhecimento crítico da cultura actual, importa (re)valorizar a nossa identidade, promovendo o sentido cristão no compromisso com a Vida.
O desconhecimento do património cristão constitui um deficit para uma recta compreensão e leitura crítica não só da nossa história e da nossa herança cultural, como também das imagens e mensagens veiculadas, aqui e agora, pela nossa cultura actual, com os seus novos meios e métodos e com as suas novas roupagens e linguagens.
A proposta consiste em fazer um levantamento e uma apreciação crítica dos vestígios do património cultural cristão, latentes e patentes nos meios de comunicação social e em várias expressões culturais, tais como:
-
o cinema, com a produção de filmes, cujo imaginário, tantas vezes, não passa de uma apropriação de símbolos, valores e mensagens cristãs. O caso do filme "Crónicas de Nárnia" é disso um bom exemplo.
-
a música, com as suas mensagens, veladas ou explícitas, inspiradas em textos cristãos;
- a literatura/ artigos e publicidade impressa em revistas e jornais, com as suas novas publicações, algumas das quais vivem de imagens, figuras e títulos, continuamente rebuscados da Bíblia e da Tradição cristã;
- a publicidade televisiva, com sugestivas imagens e anúncios, onde os elementos religiosos cristãos aparecem constantemente como estímulo;
-
o mundo do futebol, com todo o seu fervor, as suas liturgias, os seus deuses e catedrais e suas romagens aos estádios;
- o ciberespaço...
Em qualquer destes âmbitos, seja simplesmente nos títulos, nas intenções ou nos conteúdos, é possível adivinhar o recurso a imagens, símbolos, frases, ideias, histórias, que encontram a sua raiz na Bíblia e na Tradição cristã.
Poder-se-iam, por isso, constituir grupos de recolha de materiais sobre alguma destas áreas e torná-las públicas na Escola, de modo a fazer compreender o contributo da disciplina para uma leitura crítica e global da actualidade, onde a linguagem religiosa resiste, persiste e pervive, para lá do limite de validade que muitos lhe quiseram dar. Poderíamos dizer que o cristianismo continua presente na sociedade secularizada, numa espécie de "curriculum oculto" não descartável.
A partir daqui, cada comunidade escolar optará pela melhor estratégia de divulgação, partilha e debate das suas conclusões. Dentre as estratégias, sugerem-se:
- exposições;
- intervenção nos meios de comunicação social locais;
- realização de filmes;
- construção de PPs e/ou Blogs
- ...
Destes desafios, deverá brotar uma confiança capaz de ultrapassar medos e de contagiar na alegria e na esperança todos os que buscam uma vida com sentido.


A equipa responsável: António Madureira, Elisa Urbano, João Ferraz Sameiro Cruz
in emrcdigital

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: