terça-feira, 9 de junho de 2009

Radiografias podem ajudar a combater a pobreza



Desde dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, até dia 26 de Junho, as radiografias podem ser transformadas em prata, ajudando assim os mais pobres.

A 14ª edição da Campanha de Reciclagem de Radiografias, um dos vários projectos de cariz ambiental da AMI que a levou recentemente a criar o seu quarto pilar de acção, já está a decorrer.
Durante três semanas, apoiada por todas as Farmácias do País, a AMI vai recolher o maior número possível de radiografias com mais de cinco anos e/ou sem valor clínico para posterior reciclagem e extracção de prata nelas contida.
Da parte de cada um de nós, só é necessário ir à gaveta e escolher as radiografias fora de validade e dirigir-se à sua farmácia mais próxima. Não custa nada.
E para que servem as radiografias? Para serem transformadas em prata. Esta é separada das películas, obtendo-se por cada 10 toneladas de radiografias, cerca de 10 kg de prata. Procede-se depois à venda da mesma nos mercados internacionais ou na casa da moeda ao preço que esta estiver cotada, garantindo assim uma fonte de recursos importante para a prossecução do trabalho humanitário da AMI, ao mesmo tempo que se contribui para a preservação do ambiente.

“Os 3 princípios da sustentabilidade estão assim reunidos nesta acção: reciclagem (aproveitamento de resíduos) – criação de riqueza (recuperação e venda da prata) – responsabilidade social (aplicação dos fundos em projectos de desenvolvimento humano)", explica fonte do gabinete de comunicação da AMI.
A mesma fonte refere ainda que nas já treze campanhas desenvolvidas anualmente desde 1996, a AMI recolheu mais de mil toneladas de radiografias, recuperando à volta de 1 tonelada de prata, possibilitando o investimento de mais de um milhão de euros em projectos de desenvolvimento e luta contra a pobreza.
As receitas provenientes da venda são canalizadas para o projecto de acção social da AMI em Portugal (oito centros Porta Amiga que prestam assistência às populações mais desfavorecidas, dois Abrigos Nocturnos, duas equipas de rua de apoio aos sem-abrigo e uma unidade de apoio domiciliário), bem como para a acção humanitária que a AMI leva neste momento a mais de 40 países nos quatro cantos do Mundo.
Esta ideia partiu de uma Organização Não Governamental em Paris e Portugal não deixou passar a oportunidade. Como por cá não há empresas de reciclagem deste tipo de material, as radiografias vão até à Alemanha receber tratamento para depois se transformarem em valiosa prata. Um metal precioso que ajuda a ajudar os mais carenciados. Ajuda também!
in sapo notícias, 09 de Junho de 2009

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: