segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jovem da Figueira da Foz vence concurso internacional de desenhos


Patrícia Santos, de 14 anos, é a jovem vencedora europeia da 18.ª edição do Concurso Internacional de Desenho promovido pela Bayer e UNEP (United Nations Environment Programme).
Dirigido aos artistas de palmo e meio, entre os 6 e 14 anos, a iniciativa recebeu trabalhos de 9500 jovens de 32 países.
O desenho da portuguesa destacou-se pela forma como transmite os receios e inquietudes em relação às alterações climáticas e vai ser premiado com US $ 1.000 em dinheiro e com a oportunidade de estar presente na Conferência Internacional das Crianças para o Meio Ambiente, a realizar-se a 20 de Agosto, na Coreia do Sul.
“Estou muito feliz. Nem tenho palavras para descrever a sensação de ter sido seleccionada entre tantos outros trabalhos”, comenta a artista da Figueira da Foz..
O desenho da Patrícia demonstra um girassol – simbolizando o Planeta – cujas folhas – representando as várias fontes de poluição que atingem o Planeta – há que erradicar para o salvar.
A esperança está marcada no rebento, que nasce verde e saudável, na tesoura de poda, que “corta” o que está mal e na mão humana, que detém o poder de fazer a diferença para um mundo melhor.
“Todos nós podemos contribuir para que a situação mude. Gestos simples como a reciclagem, utilização de energias renováveis e evitar andar de carro, podem ajudar a melhorar o mundo e a evitar o aumento da poluição. Eu tento fazer um pouco todos os dias, pois a responsabilidade também é minha”, conta a vencedora.


Portugal concorreu com cerca de 1000 desenhos, de 33 escolas nacionais, demonstrando uma adesão acima da média europeia.
"Apesar deste projecto contar com o apoio da Bayer desde a sua criação, é a primeira vez que a filial portuguesa lança o desafio aos jovens. Estamos muito satisfeitos com o grande sucesso do concurso e é com muito orgulho que partilhamos esta vitória ", comenta João Barroca, director-geral da Bayer Portugal.
O júri que seleccionou o trabalho português foi composto por 10 adultos, dois adolescentes e três crianças. Cada escritório regional do programa das Nações Unidas para o meio ambiente escolheu os vencedores regionais e apresentou 100 pinturas para a grande final mundial, em Daejeon, na Coreia do Sul.
Após esta iniciativa, será feita uma selecção das pinturas vencedoras para as exposições no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, a realizar em Copenhaga, de 7 a 18 de Dezembro de 2009.
As pinturas também vão estar expostas na Internet e serão utilizadas para cartazes, postais, calendários, e em diversas publicações.


in Sapo, 22 de Junho de 2009

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: