quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Patrono dos Presépios



Na noite de Natal de 24 de Dezembro de 1223, São Francisco de Assis recriou pela primeira vez um presépio. Tudo se passou numa gruta na floresta de Greccio, uma pequena aldeia do norte de Itália. O nascimento de Jesus foi recriado com animais verdadeiros. No feno, foi colocada uma imagem do Menino Jesus, ladeada pelas figuras de Maria e José.

Nessa época, a realização de dramas litúrgicos nas igrejas era proibida; por isso, São Francisco teve que solicitar uma autorização especial ao Papa Honório III. Parte das imagens desse presépio, encontram-se actualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Uma grande multidão assistiu nesse ano à missa. As velas eram tantas que a floresta ficou iluminada como se fosse dia. A manjedoura, nessa noite, fez as vezes do altar.

No ano seguinte, os habitantes de Greccio, inspirados pela recriação, começaram a reproduzir presépios em grutas e estábulos.

S. Francisco morreu dois anos depois e com o seu desaparecimento a representação do nascimento de Cristo esmoreceu.

No entanto, frades franciscanos continuaram o legado de São Francisco, construindo presépios semelhantes à encenação realizada pelo seu Santo padroeiro, em conventos e igrejas europeias. Em 1986, São Francisco de Assis é reconhecido como Santo padroeiro dos presépios.
Presépio, em hebraico, significa manjedoura de animais.
in Wikipedia

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: