sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dia VERDE, cor da vida e da esperança…


"Tiago era um jovem francês, de família endinheirada, mas tinha um problema: era corcunda. E, por causa da sua graciosa corcunda, os colegas riam-se. Desde criança que brincavam com ele; mas ele não gostava dessas brincadeiras de mau gosto.
Passado algum tempo, fechava-se em casa, com medo de sair à rua, com medo dos olhares dos outros. Ninguém o tratava mal; mas não aceitavam a sua diferença e gozavam com ele.
Um dia, cansou-se da solidão. Comprou um frasco de tranquilizantes. Queria dormir para sempre.
Mas, antes de realizar a sua mortal decisão, quis dar a alguém a oportunidade de realizar a sua esperança. Que fez este jovem? Bateu à porta do hospital e doou os seus olhos.
Ao chegar a casa, antes de tomar os barbitúricos, telefonou ao hospital a informar que já poderiam dispor das córneas dos seus olhos".



Reflexão:

Esta história não se trata de nenhum conto, mas de um facto acontecido há tempos, em França. É por isso que, apesar do que tem de dramático ou chocante, faz-nos pensar...
Dizemos muitas vezes que "não matamos nem roubamos"! Sim... e até pode ser verdade. Mas será que matar é só puxar de uma arma branca ou de um revólver? A forma como às vezes olhamos os outros... não é quase um fuzilamento?
Podemos também não roubar, como dizemos... mas a forma como nos rimos dos outros, dos seus defeitos e dos seus deslizes... não será também uma forma de roubar a sua dignidade?
Os colegas do Tiago, com as suas atitudes, mataram-lhe a esperança de viver e de ser feliz! O jovem, pelo contrário, quis tornar possível a esperança de alguém…
Natal é tempo de ser esperança e não são necessários grandes gestos…

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: