quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dia LARANJA, cor da alegria, do entusiasmo, da vitalidade…



Um dia, um camponês apresentou-se à porta de um convento e ofereceu ao irmão porteiro um cacho de uvas:
- Este cacho de uvas é para si, porque sempre me tratou com muita amizade e me ajudou quando precisei. Desejo que este cacho de uvas lhe dê alguma alegria.
O frade porteiro passou a manhã a olhar para o magnífico cacho. A um certo momento, teve uma ideia:
- Por que é que não levo estas uvas ao abade, para lhe dar um pouco de alegria? Pegou no cacho e levou-o ao abade. Mas este lembrou-se que no convento havia um frade idoso e doente e pensou:
«Levo-lhe as uvas e dou-lhe uma grande alegria». E assim fez. Mas o frade doente, com o cacho nas mãos, pensou:
- Levo-o ao irmão cozinheiro, que tanto se sacrifica por nós! E o frade cozinheiro pensou e levou-o ao sacristão. Este, por sua vez, levou-o ao frade mais novo do convento, que o deu a um outro. E, de mão em mão, o saboroso cacho de uvas voltou às mãos do frade porteiro. Assim se concluiu o círculo da alegria!


Reflexão:

Haverá mais alegria em dar ou em receber?
Na lógica dos crentes, há mais alegria no dar. É bem verdade que quando damos e nos damos ficamos mais ricos. Quando não sabemos ou não queremos partilhar aquilo que é nosso, ficamos mais sozinhos e mais egoístas.... Temos mais... mas acabamos por ter menos! Quanto mais se tem... mais se quer ter...; é uma espiral que nunca mais acaba! Não tenhas quaisquer ilusões: É no dar que se recebe...

Nesta época natalícia, esmeremo-nos para dar mais, nem que seja um sorriso, pois Natal é partilhar o que temos de bom pelos outros, para que eles tenham mais vida e mais alegria!

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: