domingo, 8 de junho de 2014

"É preciso mais coragem para a paz que para a guerra" - Papa Francisco


Na presença dos presidentes israelita e palestiniano, o Papa Francisco desafiou hoje, no Vaticano, todos os povos do Médio Oriente a fazerem prova de coragem a favor da paz.



"É preciso mais coragem para a paz do que para a guerra", defendeu o Papa Francisco, nos jardins do Vaticano, perante Shimon Peres e Mahmoud Abbas, líderes israelita e palestiniano que hoje rezaram pela paz com o chefe da igreja católica.
"É preciso coragem para dizer sim à negociação e não à hostilidade, sim ao respeito dos acordos e não às provocações, sim à sinceridade e não à duplicidade", acrescentou o Papa Francisco.
Lembrando que o mundo "é uma herança que recebemos dos nossos antepassados, mas também um presente para as nossas crianças", o Papa considerou que estas crianças estão cansadas do conflito e anseiam por alcançar a paz e "pedem-nos para derrubar os muros da hostilidade e tomar o caminho do diálogo e da paz".
Na oração conjunta pela paz, o líder palestiniano Mahmoud Abbas dirigiu-se a Alá, deus muçulmano a quem pediu "paz global e justa" para o seu território e para os países vizinhos. "Concede liberdade ao nosso Estado soberano e independente", pediu ainda.

O líder israelita, Shimon Peres, desafiou israelitas e palestinianos a "uma paz entre iguais". 
"Nós podemos, juntos e agora, israelitas e palestinianos, converter a nossa visão [religiosa] numa realidade de bem-estar e de prosperidade. Está ao nosso alcance levar a paz às nossas crianças. É nosso dever, nossa santa missão de pais", declarou o prémio Nobel da Paz, de 90 anos.“A oração tudo pode.” in DN


Aos três líderes, para plantar uma oliveira nos jardins do Vaticano, juntou-se o patriarca ortodoxo Bartolomeu

Fotografia © REUTERS/Max Rossi


Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: