terça-feira, 24 de junho de 2014

Quadras a São João

São João muito obrigada
Por tudo quanto vos devo!
Desde o anel de noivado...
Às folhinhas do meu trevo.

São João não quer que eu reze
Quando lhe falo em casar!...
Mas se eu não defendo a tese
Não me posso doutorar!

Fui tudo p'lo S.João!
Fogueira...chuva de prata!...
Andei no ar, fui balão!
Agora sou a cascata!

Não fossem as orvalhadas
Desta noite de fogueiras
E muitas mulheres casadas
Tinham ficado solteiras!

Não insistas que não posso
Ser só teu nas romarias!...
Há no Terço um Padre Nosso
Para dez Avé Marias!

S.João: diz com franqueza,
Se não é forte capricho
Veres tanta fogueira acesa
E ficares dentro do nicho!
Ramiro de Oliveira, in "Pecados sem Remissão"    Retirado de http://sabedoriapopular.blogs.sapo.pt


Cantai, Cantai, raparigas

Cantai sempre ao S. João
Porque ele paga as cantigas
Com muito bom coração.

A fonte da devoção
Lá por trás do convento
Fê-la talvez  S. João
P´rás vésperas de casamento.

Na fonte, num dos recantos
Pedi-te um beijo e a seguir
Deste-me um ... e depois tantos
Mas por fim sem os pedir.

Nosso Senhor concedeu
Ao Santo por atenção
Que se cantasse no céu
A moda do S. João.

Às vezes bota o S. Pedro
E zanga-se o S. João
E a sorrir  Nossa Senhora
Apazigua a questão.

Não tenhas medo, Maria
Pois a ninguém vou contar
Que a chorar pediste um dia
A S. João para casar.

Num pergaminho doirado
Diz uma lenda suave
S. João Baptizou Cristo
Nas águas do Rio Ave.

E foram as rndilheiras
Que fizeram ao serão
Um vestido caprichoso
Para dar ao S. João.

Em paga de tal oferta
O S. João obrigado
Resolveu casá-las todas
Com noivos de seu agrado.
  
Por isso com alegria
As rendilheiras lá vão
Festejar com brilho o dia
Do seu querido S. João.

Não vos canseis raparigas
De cantar ao S. João
Aquelas doces cantigas
Que vos dita o coração.

Quando ouve as rendilheiras
S. João de lá responde –
As raparigas mais lindas
São as de Vila do Conde.

                                         DUARTE SILVA, retirado de http://www.rancho-da-praca.com

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: