sábado, 25 de janeiro de 2014

ONG salva dezenas de elefantes na Costa do Marfim

ONG salva dezenas de elefantes na Costa do Marfim (com FOTOS)

Publicado em 25 de Janeiro de 2014.

Dezenas de elefantes foram salvos esta semana em várias aldeias e vilas da Corta do Marfim, de acordo com a International Fund for Animal Welfare, organização não-governamental (ONG) que liderou o processo de salvamento.
A ONG foi chamada ao terreno pelo próprio Governo marfinense, depois de este ouvir vários relatos de animais atacados pelos agricultores. Na verdade, os elefantes estão a perder, paulatinamente, o território onde viveram durante toda a sua vida, devido à desflorestação. Acossados pelas empresas ligadas a esta prática, eles estão a deixar o que sobra da floresta e a chegar aos terrenos agrícolas.
Segundo a imprensa internacional, os responsáveis do International Fund for Animal Welfare (IFAW) entraram nas florestas marfinenses e arriscaram a vida para tranquilizar e transportar os elefantes para lugares seguros. Ao arriscarem a vida estavam, paralelamente, a salvar a dos elefantes.
Os elefantes foram levados para um parque natural a cerca de 330 quilómetros de distância. Apesar de pesarem mais de cinco toneladas, eles foram transportados pela única maneira possível: pela estrada e com escolta do exército da Costa do Marfim.
“Não conseguimos fazer uma captura típica de elefante, como fazemos na savana, por exemplo. Uma árvore típica desta floresta tem 60 metros, por isso é impossível operar um helicóptero aqui”, explicou  Andre Uys, que fez parte da equipa de salvamento.
Segundo a IFAW, os elefantes continuam em perigo na reserva, uma vez que a Costa do Marfim está repleta de caçadores furtivos, que depois vendem o marfim para a China e outros mercados asiáticos. Ainda de acordo com a IFAW, haverá cerca de 100 mil elefantes ameaçados pela rápida desflorestação no centro do continente africano.
Um dos grandes problemas encontrados pela equipa teve como pano de fundo o facto de este ser um animal silencioso. “Os elefantes são silenciosos e podemos encontra-los, literalmente, num qualquer canto. Aí, há muitas hipóteses de ficarmos feridos ou até morrer”, explicou Neil Greenwood, outros dos membros da equipa.
Algumas fotos do salvamento aqui
in http://greensavers.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Testa a tua memória

Faz o teu presépio

Faz a tua árvore

Jogo Poluição das Águas

Jogo Eco-Cidade

Jogo Gesto Inteligente Transportes

Joga connosco e aprende!

Jogo interativo em Espanhol

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Jogo "Ser Pessoa"

Os perigos do tabaco

Os perigos do tabaco
Clica, joga e aprende...

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais