sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

"62% dos islâmicos não quer que as mulheres escolham a roupa"

Um estudo recente da Universidade do Michigan, conduzido em sete países islâmicos, revela que a maioria das pessoas considera apropriado que uma mulher cubra completamente o cabelo em público, mas não necessariamente o rosto.

O inquérito abrangeu cidadãos de sete países, aos quais foi colocada a pergunta "Que estilo de roupa é apropriado para mulheres em público?".

Os entrevistados deveriam escolher uma de seis imagens sem legenda representadas num cartão, entregue pelos entrevistadores. As ilustrações iam da peça de roupa mais conservadora, a burca, que cobre integralmente a cabeça e apenas permite a visão por detrás de uma rede, até à imagem de uma mulher de rosto descoberto e cabelos soltos.
Tunísia (57%), Egito (52%), Turquia (46%) e Iraque (44%) consideram o hijab branco, um véu que cobre o cabelo e as orelhas mas deixa a totalidade do rosto à mostra, a peça de vestuário mais adequada para uma mulher usar em público. No Iraque e no Egito, o hijab negro, mais conservador, foi a segunda escolha mais popular.
No Paquistão, as opiniões dividem-se com 32% a defenderem o hijab negro e 31% a preferirem o niqab, que apenas deixa descobertos os olhos da mulher.

Turquia e Líbano, os mais liberais

Só na Turquia e no Líbano é que mais do que um em cada quatro inquiridos respondeu que as mulheres devem mostrar, em público, a totalidade da cara e o cabelo solto. Com quase metade dos contactados (49%) a defenderem este visual, o Líbano é o país mais liberal na escolha, onde 27 % dos inquiridos praticam a religião cristã. A Turquia é o único país onde ninguém (pelo menos em termos percentuais) escolhe a burca.
Em média, 62% dos entrevistados pensam que uma mulher não pode escolher o que vestir. A Tunísia é o país mais tolerante neste aspeto, onde 56% defendem o direito de escolha da mulher. Seguem-se a Turquia (com 52%), o Líbano (49%) e a Arábia Saudita (47%). O Egito, com 86% de votos contra, é o mais castrador nesta matéria.
O Alcorão, o livro sagrado do islamismo, defende que as mulheres se devem vestir de forma "modesta e decente".
Texto daqui      Imagens daqui

Nenhum comentário:

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Testa a tua memória

Faz o teu presépio

Faz a tua árvore

Jogo Poluição das Águas

Jogo Eco-Cidade

Jogo Gesto Inteligente Transportes

Joga connosco e aprende!

Jogo interativo em Espanhol

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Jogo "Ser Pessoa"

Os perigos do tabaco

Os perigos do tabaco
Clica, joga e aprende...

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais