domingo, 20 de fevereiro de 2011

Reflexão: As crianças e os sonhos



A concretização de um sonho, como conhecer os heróis da televisão, é uma coisa «muito boa» para as crianças que devem, contudo, entender que há sonhos que nunca deixarão de o ser, segundo um especialista.
O pediatra Mário Cordeiro falou à agência Lusa a propósito da concretização de fantasias pela organização Terra dos Sonhos, como a de Henrique, sete anos, que conheceu recentemente o Panda, a idolatrada mascote de um canal televisivo.

«É muito bom concretizar um sonho, mas também é bom a criança ter a noção bem clara de que conhecer o Panda, por exemplo, não é uma coisa que se consiga todos os dias», disse.

«Alguns sonhos realizam-se através de projectos bem elaborados - para terem mais hipóteses de não falhar - enquanto outros não passarão disso mesmo, mas tudo bem», sublinhou.

Sobre um encontro desta natureza - entre uma criança e o seu herói - Mário Cordeiro considera que é um ato importante para o menino, mesmo que por vezes os mais pequenos sintam uma atracção-repulsa pela mascote.

Algumas crianças «querem tocar no Mickey ou no Panda, mas depois escondem-se atrás dos pais. Voltam a olhar e, por momentos, vivem dilemas grandes, até que o Panda vai embora e a criança não lhe tocou ou falou, ficando triste e em stress pela oportunidade perdida».

Nessas alturas, defende, «os pais não devem ser moralistas, mas manterem a esperança, dizendo: 'Paciência, desta vez não conseguiste, mas hão-de haver outras oportunidades'».

«Embora pareça paradoxal, sonhar bem e muito é uma boa forma de nos contentarmos com uma realidade que fica sempre aquém», disse.

Sobre a concretização dos sonhos de crianças com problemas de saúde, como o caso do Henrique, que sofre de síndroma nefrótica, uma doença renal crónica, Mário Cordeiro considera que a mesma poderá ter ainda melhores consequências, dado que «estão fragilizadas e a sua capacidade de realização do desejo, e até das actividades básicas do dia a dia, está limitada».


Lusa / SOL 20/2/11

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: