sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Ano do Coelho

No dia 3 de Fevereiro, começou um novo ano chinês, o ano do Coelho, que se caracteriza por articulação, ambição, controle, afeição, cooperação, amizade e sentimentalismo. Este ano terminará a 22 de Janeiro de 2012.

O Coelho é o quarto signo do Zodíaco Chinês e é um símbolo de sorte.

As comemorações do Novo Ano Chinês também se designam por "Spring Festival" e são o mais importante evento na cultura chinesa. Estas festividades começam no 1º dia do mês lunar e terminam no 15º. São dias muito significativos para os Chineses, em que as famílias se reúnem. Grande parte da população chinesa tem, durante estas comemorações, 7 dias de descanso.

Imagem trazida do Museu do Oriente- Lisboa

Curiosidades:
No primeiro dia do novo ano, normalmente visitam-se os amigos e os vizinhos.
Esta época - entre o primeiro e o sétimo dia do novo ano - é feriado na China, em Hong Kong, em Macau, em Taiwan, na Malásia, em Singapura e no Vietname.
Mantém-se o ancestral costume de limpar a casa, porque o pó se associa ao que é velho, pelo que a limpeza abre espaço para o novo. Estas limpezas são feitas com alegria e esperança no novo ano.
À porta das casas são penduradas linhas de versos, normalmente em número par, símbolos de boa sorte. São quase sempre vermelhas, cor da propsperidade, expressando bons desejos.

Na passagem de ano, os Chineses gostam de se reunir em praças públicas onde exista um sino, fazem em conjunto a contagem descrescente e celebram com o primeiro toque. Também é frequente que se desloquem para templos nas montanhas.
É suposto que passem essa noite acordados ou que se deitem muito tarde. É um momento propício para o convívio entre familiares e amigos. As refeições são abundantes, os pratos variam de região para região.

Um costume igualmente importante são os fogos de artifício, mas actualmente proibidos por lei em algumas zonas, por razões de segurança.
No primeiro dia do ano, todos devem usar roupas novas.

Os mais jovens devem visitar os mais velhos, as famílias visitam-se mutuamente (essas visitas chegam a prolongar-se por semanas).
Os votos trocados são sobretudo de boa sorte e felicidade.
Para saber mais, vide Wikipedia

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: