A ONU assinala hoje o Dia Mundial de Luta contra a Seca, numa altura em que a desertificação e a degradação dos solos afectam um terço da superfície da Terra, ameaçando o bem-estar de mil milhões de pessoas.
Numa mensagem a propósito do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, referiu que se estima que "24 milhões de pessoas tenham migrado devido a problemas ambientais" e que este número poderá "atingir 200 milhões até 2050".
Nas palavras de Ban Ki-Moon, as alterações climáticas contribuíram para essa situação, mas são "apenas um dos factores", sendo necessário, em particular, repensar "as práticas agrícolas e a forma como são geridos os recursos hídricos".
Lusa
TERRA SEM VIDA
Além da seca, algumas regiões também estão ameaçadas pela desertificação. Pelo nome, parece que elas vão se transformar em desertos, certo? Não é bem assim. O que acontece é um processo em que o solo de determinados lugares começa a ficar cada vez mais estéril. Isso quer dizer que a terra perde os seus nutrientes e a capacidade de fazer nascer qualquer tipo de vegetação, seja florestas naturais ou plantações feitas pelo homem.
Sem vegetação, as chuvas vão rareando, o solo vai ficando árido e sem vida, e a sobrevivência fica muito difícil. Os moradores, agricultores e criadores de gado geralmente abandonam essas terras e vão procurar outro lugar para viver.
Sem vegetação, as chuvas vão rareando, o solo vai ficando árido e sem vida, e a sobrevivência fica muito difícil. Os moradores, agricultores e criadores de gado geralmente abandonam essas terras e vão procurar outro lugar para viver.
A acção do homem é a principal causa. A poluição do solo, o excesso de fertilizantes e a mineração vão agredindo a terra, atrapalhando o ciclo de renovação da vida.
No solo sem nutrientes não cresce a vegetação, o que causa um grande desequilíbrio na natureza. Para piorar, o homem vive dando outras mancadas com a natureza, como formas erradas de agricultura e o desmatamento...
Canal Kids
2 comentários:
Com certeza, precisamos preservar nossa terra para que nossos filhos e netos possam desfrutar de toda esta riquesa criada pelo supremo, da uma ohada no nosso blog lá tem um post bem legal "Suco de lama".
www.psiquiatradarima.blogspot.com
Obrigada pelo comentário! Já passei pelo seu blog e gostei! Há que viver intensamente todos os momentos!!! Há que lutar e aproveitar a vida!!!
:)
Enviar um comentário