sábado, 1 de novembro de 2008

Benefícios da MAÇÃ



Vermelhas, verdes, amarelas, pardas ou bicolores.


Fala-se, pois, da maçã. Um fruto que, a julgar pelos benefícios funcionais, nada tem de proibido. Antes pelo contrário. Deve ser apreciado até à última dentada.


Diz o aforismo popular que "ingerir uma maçã por dia mantém o médico afastado". E, fazendo jus ao ditado, não há dúvida de que as propriedades antioxidantes deste fruto ajudam a prevenir doenças crónicas. "O consumo regular de maçãs contribui para reduzir os níveis de colesterol no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares", defende o Dr. Domingos de Almeida, coordenador do estudo "Caracterização nutritiva, funcional e bioactiva de variedades da maçã de Alcobaça".


Para além das propriedades nutricionais, os flavonóides e outros compostos funcionais "protegem e melhoram a saúde". O investigador do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica ressalva, porém, que para surtir efeito, a ingestão desta fruta deve estar "inserida numa dieta equilibrada".

Na saúde e na doença


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a "ingestão diária de pelo menos 400 gramas de fruta e produtos hortícolas". De acordo com o investigador, "a tendência é para aumentar esta quantidade em futuras recomendações". É, neste sentido, diz o especialista que, para "preencher a quota de frutas e legumes diários", a maçã, "pela variedade e sabores", pode-se apresentar como uma das principais opções saudáveis.


Com casca ou sem casca?


Embora haja quem prefira comer apenas a polpa, Domingos de Almeida afirma que é na casca da maçã que se concentram os principais compostos funcionais. "Em média, a casca possui quase cinco vezes mais actividade antioxidante do que a polpa e, em algumas variedades, como a Starking, chega mesmo a ser nove meses superior."


Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: