quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bento XVI

Depois de ouvir o Papa a anunciar que se ia resignar, o Cardeal Sodano disse que a notícia era como um “trovão num céu sereno”.


Bento XVI será o sexto ou sétimo Papa a resignar – havendo dúvidas em relação aos factos históricos que rodearam o fim do pontificado de Clemente I, no primeiro século. Mas o único caso comparável ao de Bento XVI é o de Celestino V, que resignou por vontade própria e não por qualquer factor externo. Quando o Papa visitou as relíquias de Celestino V no dia 4 de Julho de 2010, deixou o seu pálio, símbolo da sua autoridade, no túmulo. 


Segundo o L'Osservatore Romano, depois da viagem de Bento XVI a Cuba o Papa, que regressou exausto, confessou que estava a pensar resignar. A visita foi em Março de 2012.


A data escolhida pelo Papa para anunciar a sua resignação, por motivos de fragilidade de saúde, foi 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes e dia Mundial do Doente. 


O Papa cumpriu 24 viagens apostólicas para fora de Itália, algumas das quais foram históricas. Foi o primeiro a fazer uma visita de Estado ao Reino Unido, sendo recebido por Isabel II e pelo primeiro-ministro e falando no parlamento em Londres. Visitou também Cuba, um Estado comunista, e a Terra Santa, bem como a Turquia e, por fim, o Líbano. Em todas as visitas, quase sem excepção, as previsões apontavam para um fracasso mas o balanço acabava sempre por ser muito positivo. A visita a Portugal foi particularmente importante e teve efeitos notórios para Bento XVI, que disse que saía do país com um novo fôlego.


O sucessor de Bento XVI será eleito por 117 cardeais eleitores. Neste momento existem 118 eleitores, mas um deles, o Patriarca emérito da Igreja Greco-católica da Ucrânia, faz 80 anos a 26 de Fevereiro e por isso será excluído do conclave. 


Mais dois cardeais fazem 80 anos antes do início provável do conclave, mas as regras estipulam que são excluídos aqueles que cumprem 80 anos até à véspera do começo da “sede vacante”, como se designa o estado da Igreja sem Papa em funções, pelo que o Cardeal Kasper e o Cardeal Poletto poderão participar no conclave. 


Caso não seja substituído antes da resignação do Papa, o Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, tornar-se-á o Patriarca católico mais velho da Igreja Católica, com 77 anos feitos no dia 26 de Fevereiro. Existem 11 patriarcas católicos, incluindo o Papa. 


No conclave, salvo alguma situação inesperada, haverá sete cardeais lusófonos, dois portugueses e cinco brasileiros. Haverá contudo pelo menos mais um que fala fluentemente português, o Cardeal americano Sean O’Malley, que é apontado como um dos nomes mais influentes por entre os participantes do Conclave. 


Documentário Do Amor à Verdade, sobre o pontificado de Bento XVI, disponível no site da Renascença.
in rrsapo

Papa resigna. "As minhas forças, devido à idade, já não são idóneas"


O Papa anunciou que resigna ao pontificado, a partir de 28 de Fevereiro. 
Bento XVI fez o anúncio perante os cardeais, que estão reunidos em Roma para um consistório.
O Papa anunciou que resigna por motivos de idade e por não se encontrar com força para exercer de forma idónea o seu ministério. "Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino", afirmou. 


"Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando", prosseguiu o Papa.
"Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito, vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro", disse ainda o Papa.
A notícia apanhou o mundo de surpresa, uma vez que não havia indicações neste sentido nos últimos tempos. É muito raro um Papa resignar ao pontificado - o último caso foi o do Papa Gregório XII, em 1415. O Cardeal Angelo Sodano, atual número dois do Vaticano, disse mesmo que o anúncio foi como um "raio fulminante num céu sereno".
No mesmo anúncio, feito esta segunda-feira de manhã, o Papa disse ainda que deve ser convocado um conclave para eleger o seu sucessor. "A partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20h00, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice."
Bento XVI agradece ainda a todos os que o ajudaram até esta altura. "Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus."
Perante esta situação coloca-se evidentemente a questão de saber onde irá viver Bento XVI. No único caso verdadeiramente comparável ao seu, o de Celestino V, o Papa retirou-se para uma vida de clausura, longe do olhar público.
Questionado esta segunda-feira de manhã sobre o assunto, o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, deu a entender que deverá acontecer algo semelhante com Bento XVI. "Num primeiro momento, o Papa deve mudar-se para Castel Gandolfo. Depois, quando terminarem as obras no mosteiro das irmãs de clausura, no Vaticano, ele deve mudar-se para lá. É pelo menos essa a minha previsão acerca da sua residência quando acabar o seu ministério."
in rrsapo

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Crianças portuguesas mais alerta quanto à violência e pornografia na Net

Os portais de partilha de vídeos como o Youtube são a maior fonte de incómodo na internet. As conclusões surgem num estudo do projeto europeu "EU Kids Online". 
 
Os jovens portugueses entre os nove e os 16 anos têm uma perceção maior do que os seus pares europeus quanto aos riscos associados a conteúdos violentos e pornográficos na internet, revela um estudo divulgado hoje.
Crianças portuguesas mais alerta quanto à violência e pornografia na Net"Quando analisámos as respostas das crianças portuguesas, o que notámos foi que Portugal apresentava valores acima da média europeia no que se refere aos conteúdos pornográficos e aos conteúdos violentos", disse à Lusa Cristina Ponte, coordenadora em Portugal do projeto europeu 'EU Kids Online', responsável pelo estudo.
De acordo com a coordenadora portuguesa, os jovens portugueses mostram preocupações com os riscos associados a conteúdos violentos e pornográficos numa percentagem de 27%, contra um valor médio europeu ligeiramente acima dos 20%.
Os portais de partilha de vídeos como o YouTube são a maior fonte de incómodo na internet para os jovens europeus dos nove aos 16 anos, que os associam ao risco de encontrar online imagens violentas ou pornográficas.
A conclusão consta de um estudo divulgado hoje, que congrega as respostas de quase dez mil jovens europeus para aferir o que incomoda as crianças e jovens dessa idade ao usarem a rede.

"Não falar com estranhos"

Conduzido em 25 países europeus, incluindo Portugal, e divulgado na data em que se assinala o Dia Europeu da Internet Mais Segura, este estudo aponta os portais de partilha e alojamento de vídeos, as páginas na internet na sua generalidade, as redes sociais e os jogos, como as principais fontes de incómodos e riscos para os mais novos.
Ainda sobre os resultados relativos aos 430 jovens e crianças portugueses inquiridos, num universo de 9904 respostas em toda a Europa, Cristina Ponte referiu que as respostas portuguesas têm que ser enquadradas "com a paisagem europeia".
"A preocupação com os conteúdos pornográficos e violentos aparece mais nos países do sul da Europa, com uma certa cultura católica e em que o uso da internet não é tão intenso, como no norte da Europa", explicou.
A coordenadora adiantou também que cerca de um terço das respostas portuguesas se assemelhavam mais a "uma recomendação do que realmente àquilo que as crianças acham que pode incomodar uma criança da idade delas".
"A resposta ao questionário parecia reproduzir uma frase que eles ouvem muito: 'Não falar com estranhos'", precisou.

Experiência que os pais não viveram

Cristina Ponte destacou a diversidade das respostas a este inquérito, que levou crianças a manifestar preocupações aparentemente tão elementares como entrar na conta da rede social Facebook e perceber que se tem um amigo a menos, a aspetos mais vastos e elaborados como a perceção de uma quase total ausência de privacidade pelo uso da rede.
"São problemas que mostram que as crianças e os jovens estão a viver uma experiência que os seus pais não viveram e que é uma experiência nova em termos de relações sociais", sublinhou a coordenadora portuguesa.
Para Cristina Ponte os resultados indicam uma necessidade de envolver pais, professores, governos e entidades com poderes regulatórios num processo que previna o acesso a imagens violentas.
"Ressalta também a necessidade de uma educação para os direitos das crianças no digital e o direito à sua boa imagem não ser maltratado pelos colegas. Isto é uma questão de educação e respeito que o Dia Europeu da Internet Mais Segura deste ano coloca com muita tónica", afirmou.
Quanto ao envolvimento dos pais, Cristina Ponte pede uma atenção permanente aos sinais dados pelos filhos, um diálogo constante e uma mudança de atitude, já que entre os pais portugueses se denota uma tendência para negar comportamentos reconhecidos até pelas próprias crianças, como o envio ou a receção de imagens sexuais.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/criancas-portuguesas-mais-alerta-quanto-a-violencia-e-pornografia-na-net=f784793#ixzz2K1FHu7ZW

Lusa

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cheias em Moçambique - Campanha


EMERGÊNCIA HUMANITÁRIA EM MOÇAMBIQUE!

Cheias afetam mais de 100.000 pessoas!

1 chamada = 1 refeição! Ajude-nos a ajudar!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A liberdade é...

Na minha perspectiva, a liberdade é o conceito de equivalência ao fazer o que nos apetece: correr, saltar, pular, falar, rir, chorar, amar, odiar sem preconceito, porém tendo o devido respeito por quem o merece, pois a nossa liberdade acaba quando a liberdade dos outros começa.
A liberdade, e essencialmente falando da nossa, deve visar um sentido sensível e forte de responsabilidade e de frontalidade ao bem, na qual devemos visar com uma opção/opções sem prejudicar os outros. A nossa liberdade foi adquirida no ano de 1974, em 25 de Abril, e desde então que o nosso país teve de aprender a viver a sua liberdade com responsabilidade e segurança.
Se a nossa liberdade for usada em prol de ferir os outros, não estamos a viver sob o conceito de liberdade, mas sim no desrespeito dos bens materiais, físicos e psicológicos do outro com o qual convivemos.
Em suma, a liberdade é um dos nossos maiores bens, mas deve ser sobretudo autónomo (sem pensarmos no que os outros possam dizer, confiando em nós próprios) e responsável!!!
(Aluno 8º ano)

Hist. das Religiões: Confucionismo e Taoísmo



Hist. Religiões - Budismo



A História das Religiões




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tarefa: O que é a liberdade?



Para responderes, lê as citações e orienta um debate com base na opinião do teu grupo… (podes enumerar exemplos, etc.).


1) «Ter liberdade é muito pouco para o ser humano que se pode definir como um projecto de liberdade. O importante é ser livre, é libertar-se e isto implica uma aprendizagem contínua e progressiva. A liberdade, a autêntica liberdade, porque implica escolha e responsabilidade não é um agir ao sabor dos caprichos, mas sim a expressão do poder escolher, de se comprometer, em ordem a um ideal de Vida. Ser livre não é ser independente de tudo, pois a vida é sempre uma relação de dependências, mas escolher e seleccionar essas dependências integrando-as no ideal e no sentido de vida.» (autor desconhecido)

2) «Liberdade quer dizer responsabilidade. É por isso que muita gente tem medo dela.» Bernard Shaw

3) FICA PROIBIDO O USO DA PALAVRA LIBERDADE A QUAL SERÁ SUPRIMIDA DOS DICIONÁRIOS E DO PÂNTANO ENGANOSO DAS BOCAS. A PARTIR DESTE INSTANTE, A LIBERDADE SERÁ ALGO VIVO E TRANSPARENTE COMO UM FOGO OU UM RIO, OU COMO UMA SEMENTE DO TRIGO E A SUA MORADA SERÁ SEMPRE O CORAÇÃO DO HOMEM. In Estatutos do Homem (Thiago de Melo)

4) A maioria das pessoas considera-se livre quando pode dizer: “Faço o que quero”, isto é, “Não tenho as mãos atadas, nenhuma restrição física me detém. Posso satisfazer todos os meus impulsos, os meus instintos, nada ou ninguém me impede.” Essa liberdade é a do animal selvagem, não a do homem. Mesmo se estivessemos numa cama, completamente paralisados, mesmo prisioneiros numa cela, se quisessemos, podíamos ser livres... És tu e somente tu que, com a cumplicidade dos outros e das coisas, imitas a tua liberdade. Se queres ser livre, é preciso lutares contra ti mesmo, conquistar a ‘tua’ liberdade. Se dizes: “A culpa não é minha, é o meu carácter!”. Estou errado... porque penso assim. Mas se toda a gente o diz!... ...tu não és livre mas escravo. Escravo de ti mesmo, do teu passado, do teu meio, das coisas, da opinião dos outros, etc. MICHEL QUOIST

domingo, 30 de dezembro de 2012

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

domingo, 23 de dezembro de 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Trabalho sobre DUDH (cf.06/12/2012) - Soluções

Perguntas


1) Em que ano foi aprovada a DUDH? (1948)2) Qual é o primeiro direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos
Humanos? (Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos)
3) Os Direitos Humanos são subjectivos, ou seja, variam consoante a cultura? (Não, são universais – e como tal devem ser aplicados de igual forma em todos os países e territórios).
4) À maioria dos direitos correspondem deveres. Que deveres correspondem ao direito à Educação? (O cumprimento da escolaridade obrigatória e o dever de estudar e de aprender).
5) Antes do 25 de Abril, o teu avô foi retirado dos cadernos eleitorais como represália por ser opositor do regime. Que direito foi infringido? (O direito de participar nos assuntos públicos do seu país e em eleições livres através do voto secreto – artigo 21 da DUDH).
6) Qual o nome da polícia política em Portugal na altura do Estado Novo? (PIDE).
7) Em qual destes dois países existe a pena de morte – França ou Estados Unidos? (EUA).
8) O que foi o Holocausto? (Exterminação de milhares de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazi, durante a 2ª Guerra Mundial).
9) O quadro Guernica, de Pablo Picasso, retrata que guerra? (Guerra Civil de Espanha).
10) Como se chamava o sistema de segregação racial da África do Sul? (Apartheid).
11) O que é a Amnistia Internacional? (Uma organização internacional de defesa dos Direitos Humanos).
12) Qual o nome do grupo, que apoia a Amnistia Internacional, que dedicou a música “ Walk On “ a San Suu Kyi, líder da oposição do Myanmar e ex – prisioneira de consciência da AI? (U2).

Filmes

- “A lista de Schindler”, Steven Spielberg (II guerra mundial)- “América, América”, Elian Kazan (1963, minorias étnicas)
- “Às cinco da tarde”, Samira Makhmalba (2003, direito à educação)
- “Alguns homens bons”, Rob Reiner, (1992, julgamentos justos)
- “American History”, Tony Kaye (1998, racismo e conflitos culturais)
- “Amizade”, Steven Spielberg (1997, escravatura)
- “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles (2002, cultura da violência)
- “Diamante de sangue”, Edward Zwick (2006, conflitos bélicos)
- “O diário da Ana Frank”, George Stevens, (1959, genocídio totalitarismo)
- “O fiel jardineiro”, Fernando Mirelles (2005, abusos de poder, responsabilidade social empresas)
- “O pianista”, Roman Polanski, (2002, genocídio)
- “Os rapazes do Coro”, Christopher Barralier (Direito à educação.)
- “A vida é bela”, Roberto Begnini (1997, genocídio, totalitarismo)
- “Tomates verdes fritos” John Avnet (1991, Direitos das mulheres)
- “As tartarugas também voam” Bahman Ghobadi (2004, guerra do Iraque)
- “Cidade sob ameaça”, Gregory Nava (2006, violência contra as mulheres)
- “Mandela, meu prisioneiro, meu amigo”, Bille August (racismo, apartheid)
- “O pesadelo de Darwin”, Hubert Sauper (2004, direitos económicos, sociais e culturais)
- Os condenados de Shawshank, Frank Darabont (1994, pena de morte)



Músicas
- Imagine – John Lennon
- Stand Up – Bob Marley- El Clandestino – Manu Chao
- Sunday Bloody Sunday – U2- They Dance alone – Sting
- Get Stupid – Madonna

Para saber mais... sobre a DUDH


A educação para os direitos humanos inclui a aprendizagem:

- Sobre a dignidade, inerente a todas as pessoas.
- Sobre os princípios (universalidade, indivisibilidade, interdependência).
- Sobre como os DH promovem a paz.
- Sobre a História e desenvolvimento dos DH.
- Sobre o Direito Internacional.
- Sobre violações de DH (genocídio, tortura, violência contra as mulheres, etc.)




Além disso, os valores e atitudes de DH incluem:


- Fomentar o respeito pelos outros, a auto-estima e a esperança.
- Compreender a natureza da dignidade.
- Fomentar empatia e solidariedade com aqueles que sofrem violações de DH.
- Perceber a dimensão dos DH em questões económicas, civis, políticas, culturais
- Valorizar a não-violência e acreditar que a cooperação é melhor do que o conflito.




ENDEREÇOS ÚTEIS:

http://www.amnistia-internacional.pt/ Amnistia Internacional Portugal –Kit de Actividades para Escolas – 2008

http://www.unric.org/ - Centro Regional de Informação das Nações Unidas – material pedagógico - 2008

http://www.unhchr.ch/udhr/lang/por.htm -Texto da Declaração

http://www.knowyourrights2008.otg/ - Para consultar programa de actividades comemorativas planeadas em todo o mundo

http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/60UDHRIntroduction.aspx - Para informação sobre o 60º Aniversário.

http://www.gddc.pt/ - Para informação sobre direitos humanos em Portugal

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Faz o teu presépio!




Belen recortable, por Norka C. Risso Espinoza

Religiões do mundo

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Jogo - Para saber mais

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Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

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Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

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