segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tarefa: O que é a liberdade?



Para responderes, lê as citações e orienta um debate com base na opinião do teu grupo… (podes enumerar exemplos, etc.).


1) «Ter liberdade é muito pouco para o ser humano que se pode definir como um projecto de liberdade. O importante é ser livre, é libertar-se e isto implica uma aprendizagem contínua e progressiva. A liberdade, a autêntica liberdade, porque implica escolha e responsabilidade não é um agir ao sabor dos caprichos, mas sim a expressão do poder escolher, de se comprometer, em ordem a um ideal de Vida. Ser livre não é ser independente de tudo, pois a vida é sempre uma relação de dependências, mas escolher e seleccionar essas dependências integrando-as no ideal e no sentido de vida.» (autor desconhecido)

2) «Liberdade quer dizer responsabilidade. É por isso que muita gente tem medo dela.» Bernard Shaw

3) FICA PROIBIDO O USO DA PALAVRA LIBERDADE A QUAL SERÁ SUPRIMIDA DOS DICIONÁRIOS E DO PÂNTANO ENGANOSO DAS BOCAS. A PARTIR DESTE INSTANTE, A LIBERDADE SERÁ ALGO VIVO E TRANSPARENTE COMO UM FOGO OU UM RIO, OU COMO UMA SEMENTE DO TRIGO E A SUA MORADA SERÁ SEMPRE O CORAÇÃO DO HOMEM. In Estatutos do Homem (Thiago de Melo)

4) A maioria das pessoas considera-se livre quando pode dizer: “Faço o que quero”, isto é, “Não tenho as mãos atadas, nenhuma restrição física me detém. Posso satisfazer todos os meus impulsos, os meus instintos, nada ou ninguém me impede.” Essa liberdade é a do animal selvagem, não a do homem. Mesmo se estivessemos numa cama, completamente paralisados, mesmo prisioneiros numa cela, se quisessemos, podíamos ser livres... És tu e somente tu que, com a cumplicidade dos outros e das coisas, imitas a tua liberdade. Se queres ser livre, é preciso lutares contra ti mesmo, conquistar a ‘tua’ liberdade. Se dizes: “A culpa não é minha, é o meu carácter!”. Estou errado... porque penso assim. Mas se toda a gente o diz!... ...tu não és livre mas escravo. Escravo de ti mesmo, do teu passado, do teu meio, das coisas, da opinião dos outros, etc. MICHEL QUOIST

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarefa!!
Continua o bom trabalho.

Ana Rita

Anónimo disse...

Olá, boa tarde.
Preciso de uma grande ajuda, urgentemente.
Tenho uns tpc de moral e aqui diz assim:

4. Por todas as dimensões da pessoa, que já vimos, cada um de nós é chamado à verdadeira liberdade. Mas, a liberdade não é fazer o que nos apetece. Tenta então de finir o que é a liberdade.

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: