quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Levanta-te e actua!!!



Amanhã, dia 17 de Outubro assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e um pouco por todo o mundo a iniciativa «Levanta-te e Actua» vai mobilizar milhões de cidadãos. Entre os dias 17 e 19 de Outubro, este evento de cariz internacional espera chamar a atenção dos governos para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e exigir o fim dos milhares de casos de pobreza extrema pelo mundo.



No ano passado, a iniciativa «Levanta-te e Actua» mobilizoui mais de 40 milhões de pessoas por todo o país e Portugal foi o país europeu com maior número de participantes, num total de 65 mil. A organização espera este ano ultrapassar a marca dos 100 mil participantes no nosso país.
Por todo o país estão programadas diversas actividades, entre concertos, provas desportivas, performances teatrais e de dança, ou tertúlias. Os cidadãos podem participar nas actividades ou, inclusivamente, desenvolver uma iniciativa e mobilizar a comunidade.



Muitas das actividades já agendadas acontecem em várias escolas. Os alunos vão ler o Manifesto do «Levanta-te e Actua» em diversos momentos e locais dos seus estabelecimentos escolares, de modo a assinalar esta iniciativa.




Na nossa Escola, serão os professores a ler o Manifesto e, de seguida, todos - alunos e professores- farão um minuto de silêncio por esta causa, iniciativa do Clube de Solidariedade!


Ainda assim já se encontram agendadas outro tipo de actividades. No dia 17, às 20 horas, a banda Cinemuerte vai apresentar em Lisboa um momento musical relacionado com o tema da luta contra a pobreza. No domingo, dia 19 de Outubro, em Évora, um salto de 3 mil metros contra a pobreza acontece no aeródromo de Évora.


O slogan comum a todos os países é «Levanta-te e Actua» sendo que cada país apresenta, depois, um slogan próprio. Portugal tem «Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio» como lema desta edição e dentro da temática as entidades organizadores promovem vários objectivos como o perdão da Dívida Externa aos países mais pobres, uma maior justiça no comércio internacional, a superação dos Objectivos do Milénio ou a promoção da igualdade de género e oportunidade.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Unicef celebra o Dia Mundial da Lavagem de Mãos

O simples gesto de se lavar as mãos pode salvar a vida de um milhão de crianças por ano no mundo, segundo a Unicef, que organizou para esta quarta-feira, dia 15 de Outubro, o primeiro Dia Mundial da Lavagem de Mãos.


Todos os dias, 5 mil crianças com menos de cinco anos morrem de doenças diarreicas, indicou a porta-voz da Unicef em Genebra Véronique Taveau.

«Metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de lavarem as mãos com sabão, antes do almoço e depois de irem à casa-de-banho», afirmou.
«O Dia Mundial da Lavagem de Mãos abre uma verdadeira batalha planetária pela higiene, cujos protagonistas serão as próprias crianças», anunciou Taveau.

«São as crianças, em casa com a família ou na comunidade, que vão introduzir no seu meio um gesto simples que salva vidas», continuou.

Em mais de 60 países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e na África, várias actividades nas escolas vão sensibilizar as crianças à higiene.

A lavagem das mãos não é de longe uma prática corrente em muitos destes países: vai de zero a 34% das crianças, segundo a Unicef.

As condições de higiene são particularmente precárias na Índia, no Bangladesh e no Afeganistão. Na África Ocidental, a diarreia é a terceira causa da mortalidade infantil.

A lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais barato de prevenir mortes por diarreia e reduzir os riscos de cólera e de pneumonia.

SIGAM O EXEMPLO!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

"Caminhos de Encontro" já disponível



O novo manual do 5º ano de escolaridade de Educação Moral e Religiosa Católica, Caminhos de Encontro" começou, ao longo desta semana, a ser distribuído pelas Livrarias diocesanas do país.
Para além de todas as alterações gráficas, o novo manual faz-se acompanhar pelo caderno do aluno, procurando assim colocar a disciplina a par das tendências actuais do ensino.

Prémios Nobel 2008



Martii Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia e mediador da ONU, é o vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2008.

Ahtisaari presidiu à Finlândia de 1995 a 2000 e leva o seu país a ingressar na União Europeia, em 1995.
No fim de seu mandato, abandonou a política nacional para se dedicar a várias instituições e projectos dedicados a promover a paz, a democracia e a resolução de conflitos.

Entre os seus principais feitos , estão o acordo de paz de 2005 entre o governo da Indonésia e os rebeldes da província de Aceh, que encerrou mais de 30 anos de conflitos armados.



O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, de 68 anos, foi laureado com o Prémio Nobel da Literatura 2008.

O júri justificou a atribuição do prémio ao autor francês, caracterizando-o como um “escritor da ruptura, aventura poética e êxtase sensual, explorador de uma humanidade mais além e na base da civilização reinante”.



A Academia Real Sueca de Ciências premiou com o Nobel de Física de 2008 os trabalhos de três cientistas de origem japonesa sobre as simetrias que foram determinantes para a compreensão da física subatômica e, por extensão, da composição da matéria.

O japonês naturalizado americano Yoichiro Nambu recebeu menção especial por descobrir o mecanismo da quebra espontânea de simetria.

Já os japoneses Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa foram premiados por descobrirem a origem da dupla quebra da simetria, que indica a existência de pelo menos três famílias de quarks (elementos fundamentais da matéria) na natureza.

Na área da Química, o cientista japonês Osamu Shimomura e os americanos Martin Chalfie e Roger Y. Tsien conquistaram o Prémio Nobel de 2008, por descobrirem a proteína verde fluorescente, um instrumento fundamental na hora de tornar visíveis os processos da biomedicina.

O prémio Nobel da Medicina volta a ser partilhado.
O Nobel foi para o alemão Harald zur Hausen pela «descoberta de que o vírus do papiloma humano causa cancro cervical», e para os franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier «pela sua descoberta do vírus da imunodeficiência humano», o vírus da SIDA.



A. Nobel não criou um prémio de Economia. O que se conhece por Nobel de Economia é, na verdade, o Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, que nada tem a ver com a Fundação Nobel.
O laureado de 2008 foi o professor e economista Paul Krugman.
Paul Krugman notabilizou-se como um dos autores da Teoria "New Trade", uma revolução na forma de pensar o comércio internacional. O seu trabalho explica em que medida as economias de escala afectam a produção e e o comércio entre empresas e países.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Big Bang

A matéria que compõe o Universo (ou Cosmos) surgiu em grande parte no começo do Universo. Durante os primeiros três minutos de história, o Universo criou grandes quantidades de hidrogénio e de hélio. Calcula-se que o Universo tenha surgido há cerca 13.7 mil milhões de anos a partir do chamado Big-Bang que corresponde ao início do espaço, do tempo e da energia.




Quando nasceu, o Universo estava comprimido num volume muito pequeno (onde a temperatura e a densidade tinham valores inimagináveis) e desde então tem estado continuamente em expansão. A reconstituição de um acontecimento assim tão remoto baseia-se nas muitas observações e descobertas da cosmologia do Sec. XX.

Segundo muitos cientistas o tempo "antes do Big Bang" não existia, nem o espaço, nem nada do que conhecemos hoje. No primeiro instante, surgiu o tempo, o espaço e a energia. A partir da energia surgiu matéria e antimatéria que se convertiam constantemente em energia. Mas logo nos primeiros instantes a matéria predominou sobre a antimatéria e o Universo começou a ficar cheio protões, electrões e neutrões. Mais tarde quando o Universo já estava suficientemente frio para gerar átomos, os electrões juntaram-se aos protões e neutrões e fizeram os primeiros átomos na história do Universo.

Esta evolução continuou depois nas estrelas que fabricaram elementos mais pesados do que o hidrogénio e do que o hélio.

Hoje o Universo está povoado de novos átomos que foram feitos dentro de estrelas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ensaia um sorriso...



Ensaia um sorriso
E oferece-o
A quem nunca teve nenhum

Agarra um raio de sol
E desprende-o onde houver noite

Descobre uma nascente
E nela limpa quem vive na alma

Toma uma lágrima
E pousa-a em quem nunca chorou

Ganha coragem
E dá-a a quem não sabe lutar

Inventa a vida
E conta-a a quem nada compreende

Enche-te de esperança
E vive a sua luz

Enriquece-te de bondade
E oferece-a a quem não sabe dar

Vive com amor
E fá-lo conhecer ao mundo.

O que tens para dar?!


Não deixes fechar o pano assim
a peça não acabou...
não chegou ao fim.
Não tenhas medo de cair
De joelhos no chão,
de perder a razão.

Não construas um mundo
à volta de ti,
Sem espaço para sonhar …
e poder voar,
Não queiras parar o tempo,
do pouco tempo
que te resta para
poderes então amar.

O que tens para dar é real,
O que tem o mar é o sal.
O que tem a vida de normal?
O que tem o amor
Não faz…mal.

Como um pássaro na gaiola
que não sabe o que é voar…
Subir, ganhar.
Um coração que
não sonha,
não se pode entregar
não pode então amar.

O que tens para dar…?
O que tens para dar?

O que tens no mar é real,
O que tens para dar é o sal…
O que tem o amor de normal ?...
O que tem a vida não faz mal.


in Miguel Cardoso, Kyrios

"Pedagogia"


Brinca enquanto souberes!
Tudo o que é bom e belo
Se desaprende...

A vida compra e vende
A perdição,
Alheado e feliz,
Brinca no mundo da imaginação,
Que nenhum outro mundo contradiz!

Brinca instintivamente
Como um bicho!

Fura os olhos do tempo,
E à volta do seu pasmo alvar
De cabra-cega tonta,
A saltar e a correr,
Desafronta
O adulto que hás-de ser!



Miguel Torga (Coimbra, 16 de Março de 1960)

Novos manuais do 5º e 10º anos




domingo, 5 de outubro de 2008

Ser Professor




Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!


Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!


Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?


Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!


Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!

Autor: desconhecido

Homenagem aos Professores




As bolas de papel na cabeça,
os inúmeros diários para se corrigir,
as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.


Que bom que esta tua vocação
tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
quando em seu dia-a-dia
tantas dificuldades acontecem.


A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
consegue olhar os olhos
de todos os outros e fazê-los felizes também.


Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
o teu coração a cada dia,
dando-te tanto prazer em ensinar.


Homenagens, frases poéticas,
certamente farão parte do seu dia a dia
e quero de forma especial, relembrar
a pessoa maravilhosa que você é
e a importância daquilo do seu ofício.


É por isto que você merece esta homenagem
hoje e sempre, por aquilo que você é
e por aquilo que você faz.




Autor: desconhecido

Feliz dia dos Professores!




Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...



Autor Desconhecido

terça-feira, 30 de setembro de 2008

APRENDI...




Aprendi que a melhor maneira de apreciar algo é não o possuir por algum tempo.

Aprendi que nada de valor se obtém sem esforço.

Aprendi que se na tua vida não há fracassos é sinal que não arriscas o suficiente.

Aprendi que as coisas que consegui eram consideradas antes como impossíveis.

Aprendi que fazer projectos nos projecta a nós próprios.

Aprendi que a honestidade é a melhor publicidade.

Aprendi que devo ganhar dinheiro antes de gastá-lo.

Aprendi que não me devo gabar do meu êxito na frente de pessoas com menos êxito que eu.

Aprendi que a fama está escrita no gelo e que o sol derrete o gelo.

Aprendi que muitas vezes me esqueço do que aprendo e, portanto, devo escrevê-lo e decorá-lo.

Aprendi a não deixar de olhar para o futuro.

Aprendi a valorizar-me sem me enaltecer.

Aprendi que devo dar ânimo e pensar que:

- ainda há muito bons livros para ler,
- muitos pôr do sol a contemplar,
- estrelas que admirar
- e amigos que visitar…
- ...um dia, um lugar, um momento para recordar e a bênção de um amor verdadeiro…
- ...gelados de doce com nozes por saborear,
- mãos firmes para apertar,
- sorrisos para oferecer,
- pensamentos para expressar…
- Árvores para plantar…
- Que o Inverno é uma ameaça e, depois dele, tudo recupera o seu encanto.

Aprendi… que ainda tenho muito que aprender.



AUTOR: DESCONHECIDO

O verbo amar...



O verbo αмaг vєгđαđєiгo έ αqµєlє єм tođαs αs coηjµgαçõєs…
Єм qµαlqµєг tємρo...
Єм tođos os tємρos।
Nα αlєgгiα đo ρгєsєηtє đo iηđicαtivo:Єµ Αмo।
Na mentira đo ρгєtέгito iмρєгfєito:Єµ Αмαvα.
Nα sαµđαđє đo ρгєtέгito ρєгfєito:Єµ Αмєi.
Nα đoг đo ρгєtέгito мαis-qµє-ρєгfєito:Єµ Αмαгα.
Nα єsρєгαηçα đo fµtµгo ρгєsєηtє:Єµ Αмαгєi.
Nα hiρocгisiα đo fµtµгo ρгєtέгito:Єµ Αмαгiα.
No мođo conjµηtivo só ηo мođo ρгєsєηtє:Qµє єµ Αмє.
Que eu ame...SEMPRE, ρoгqµє o iмρoгtαηtє έ...ĄМΑR.
Por fim,qµє єµ єstєjα sємρгє ηo gєгúηđio: ĄМΑNĐO!!!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: