quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Unicef celebra o Dia Mundial da Lavagem de Mãos

O simples gesto de se lavar as mãos pode salvar a vida de um milhão de crianças por ano no mundo, segundo a Unicef, que organizou para esta quarta-feira, dia 15 de Outubro, o primeiro Dia Mundial da Lavagem de Mãos.


Todos os dias, 5 mil crianças com menos de cinco anos morrem de doenças diarreicas, indicou a porta-voz da Unicef em Genebra Véronique Taveau.

«Metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de lavarem as mãos com sabão, antes do almoço e depois de irem à casa-de-banho», afirmou.
«O Dia Mundial da Lavagem de Mãos abre uma verdadeira batalha planetária pela higiene, cujos protagonistas serão as próprias crianças», anunciou Taveau.

«São as crianças, em casa com a família ou na comunidade, que vão introduzir no seu meio um gesto simples que salva vidas», continuou.

Em mais de 60 países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e na África, várias actividades nas escolas vão sensibilizar as crianças à higiene.

A lavagem das mãos não é de longe uma prática corrente em muitos destes países: vai de zero a 34% das crianças, segundo a Unicef.

As condições de higiene são particularmente precárias na Índia, no Bangladesh e no Afeganistão. Na África Ocidental, a diarreia é a terceira causa da mortalidade infantil.

A lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais barato de prevenir mortes por diarreia e reduzir os riscos de cólera e de pneumonia.

SIGAM O EXEMPLO!!!

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: