quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Levanta-te e actua!!!



Amanhã, dia 17 de Outubro assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e um pouco por todo o mundo a iniciativa «Levanta-te e Actua» vai mobilizar milhões de cidadãos. Entre os dias 17 e 19 de Outubro, este evento de cariz internacional espera chamar a atenção dos governos para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e exigir o fim dos milhares de casos de pobreza extrema pelo mundo.



No ano passado, a iniciativa «Levanta-te e Actua» mobilizoui mais de 40 milhões de pessoas por todo o país e Portugal foi o país europeu com maior número de participantes, num total de 65 mil. A organização espera este ano ultrapassar a marca dos 100 mil participantes no nosso país.
Por todo o país estão programadas diversas actividades, entre concertos, provas desportivas, performances teatrais e de dança, ou tertúlias. Os cidadãos podem participar nas actividades ou, inclusivamente, desenvolver uma iniciativa e mobilizar a comunidade.



Muitas das actividades já agendadas acontecem em várias escolas. Os alunos vão ler o Manifesto do «Levanta-te e Actua» em diversos momentos e locais dos seus estabelecimentos escolares, de modo a assinalar esta iniciativa.




Na nossa Escola, serão os professores a ler o Manifesto e, de seguida, todos - alunos e professores- farão um minuto de silêncio por esta causa, iniciativa do Clube de Solidariedade!


Ainda assim já se encontram agendadas outro tipo de actividades. No dia 17, às 20 horas, a banda Cinemuerte vai apresentar em Lisboa um momento musical relacionado com o tema da luta contra a pobreza. No domingo, dia 19 de Outubro, em Évora, um salto de 3 mil metros contra a pobreza acontece no aeródromo de Évora.


O slogan comum a todos os países é «Levanta-te e Actua» sendo que cada país apresenta, depois, um slogan próprio. Portugal tem «Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio» como lema desta edição e dentro da temática as entidades organizadores promovem vários objectivos como o perdão da Dívida Externa aos países mais pobres, uma maior justiça no comércio internacional, a superação dos Objectivos do Milénio ou a promoção da igualdade de género e oportunidade.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: