sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Prémios Nobel 2008



Martii Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia e mediador da ONU, é o vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2008.

Ahtisaari presidiu à Finlândia de 1995 a 2000 e leva o seu país a ingressar na União Europeia, em 1995.
No fim de seu mandato, abandonou a política nacional para se dedicar a várias instituições e projectos dedicados a promover a paz, a democracia e a resolução de conflitos.

Entre os seus principais feitos , estão o acordo de paz de 2005 entre o governo da Indonésia e os rebeldes da província de Aceh, que encerrou mais de 30 anos de conflitos armados.



O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, de 68 anos, foi laureado com o Prémio Nobel da Literatura 2008.

O júri justificou a atribuição do prémio ao autor francês, caracterizando-o como um “escritor da ruptura, aventura poética e êxtase sensual, explorador de uma humanidade mais além e na base da civilização reinante”.



A Academia Real Sueca de Ciências premiou com o Nobel de Física de 2008 os trabalhos de três cientistas de origem japonesa sobre as simetrias que foram determinantes para a compreensão da física subatômica e, por extensão, da composição da matéria.

O japonês naturalizado americano Yoichiro Nambu recebeu menção especial por descobrir o mecanismo da quebra espontânea de simetria.

Já os japoneses Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa foram premiados por descobrirem a origem da dupla quebra da simetria, que indica a existência de pelo menos três famílias de quarks (elementos fundamentais da matéria) na natureza.

Na área da Química, o cientista japonês Osamu Shimomura e os americanos Martin Chalfie e Roger Y. Tsien conquistaram o Prémio Nobel de 2008, por descobrirem a proteína verde fluorescente, um instrumento fundamental na hora de tornar visíveis os processos da biomedicina.

O prémio Nobel da Medicina volta a ser partilhado.
O Nobel foi para o alemão Harald zur Hausen pela «descoberta de que o vírus do papiloma humano causa cancro cervical», e para os franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier «pela sua descoberta do vírus da imunodeficiência humano», o vírus da SIDA.



A. Nobel não criou um prémio de Economia. O que se conhece por Nobel de Economia é, na verdade, o Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, que nada tem a ver com a Fundação Nobel.
O laureado de 2008 foi o professor e economista Paul Krugman.
Paul Krugman notabilizou-se como um dos autores da Teoria "New Trade", uma revolução na forma de pensar o comércio internacional. O seu trabalho explica em que medida as economias de escala afectam a produção e e o comércio entre empresas e países.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: