"Um professor de filosofia decidiu fazer um exercício com a sua turma. Entrou na sala de aula, com um grande saco preto de onde tirou um frasco vazio. De seguida, sentou-se, olhou para os alunos, fez silêncio e começou a encher o frasco com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes:
- O frasco está cheio?
Todos foram unânimes na resposta, respondendo que sim.
De seguida, o professor abriu uma caixa de clips e despejou-a dentro do frasco. Os clips preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe, ao que o professor voltou a perguntar:
- O frasco continua cheio?
Ao que todos os alunos responderam que sim. Posto isto, o professor agarrou numa caixa de areia e despejou-a para dentro do frasco. Obviamente que a areia preencheu os espaços vazios entre as bolas de golfe e os clips, ao que o professor voltou a perguntar: Todos os alunos rapidamente responderam que sim.
- Quero que percebam que este frasco simboliza a vida. As bolas de golfe simbolizam as coisas mais importantes que temos na vida, a família, os amigos, a saúde, a alegria e as coisas que nos apaixonam. Ou seja, são as coisas que mesmo que se perdêssemos tudo, a nossa vida ainda continuava cheia.
Em seguida, o professor abriu uma garrafa e adicionou água ao frasco até este ficar raso, preenchendo todos os espaços vazios entre as bolas de golfe, os clips e a areia. Os alunos começaram a sorrir e o professor disse:
Olhou para o frasco, sorriu para os alunos e acrescentou:
- Os clips são as outras coisas importantes que temos na vida, como a casa, o dinheiro, as viagens, entre muitas outras coisas. Já a areia é tudo o resto, ou seja, as pequenas coisas que temos na vida.
O professor sorriu e disse:
Num tom mais sério, o professor olhou para os alunos e disse:
- Agora reparem, se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os clips, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se investirmos todo o nosso tempo e energia apenas nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para colocar as coisas que realmente importam. Devemos estabelecer as nossas prioridades e objetivos e o resto é só areia.
Um dos alunos, curioso, levantou o braço e perguntou:
- Então e o que representa a água?
- Ainda bem que fazes essa pergunta. A água foi só para vos mostrar que por mais ocupada que seja a nossa vida, há sempre lugar para beber um copo ou estar com aqueles que realmente importam para nós."
Autor desconhecido Daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário