quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Dia internacional de alfabetização

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro de 2015

Todos os anos, no dia 8 de setembro, levantamos a bandeira da alfabetização como um direito humano, como uma força de dignidade e como uma base para sociedades coesas e para o desenvolvimento sustentável.
Esta mensagem é especialmente vital neste ano, quando os Estados adotarão uma nova agenda para a educação e o desenvolvimento para os próximos 15 anos. A promoção da alfabetização deve estar no cerne dessa nova agenda. Ao empoderar homens e mulheres, a alfabetização ajuda a promover o desenvolvimento sustentável em todas as direções – de melhor assistência médica e segurança alimentar à erradicação da pobreza e à promoção do trabalho decente.
Desde o ano 2000, têm ocorrido progressos em todo o mundo, mas grandes desafios ainda permanecem. Hoje, 757 milhões de adultos ainda carecem de habilidades básicas de alfabetização – destes, dois terços são mulheres. O número de crianças e adolescentes fora da escola está em ascensão, chegando a 124 milhões em todo o mundo –, enquanto cerca de 250 milhões de crianças em idade de ir à escola primária não dominam habilidades básicas de alfabetização, mesmo frequentando a escola.
Não podemos permitir que isso continue. A alfabetização é essencial para se alcançar o objetivo de desenvolvimento sustentável proposto de promover a "educação de qualidade inclusiva e equitativa e a aprendizagem ao longo da vida para todos".
Esta é a mensagem da UNESCO no Dia Internacional da Alfabetização. Para permitir que todas as mulheres e todos os homens participem plenamente em suas sociedades, precisamos de maior investimento e políticas mais efetivas para incorporar ações para a alfabetização dentro de políticas de desenvolvimento mais amplas, apoiadas por mecanismos inovadores que gerem sinergias positivas em todas as áreas políticas que são vitais para construir sociedades mais justas e coesas. Isso é essencial para todos os esforços destinados a construir um futuro melhor para todos, com base nos direitos humanos e na dignidade.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: