O tema oficial para este ano é “Acabar com a Violência da Pobreza Extrema: Promover a capacitação e Construir a paz”, dando o mote para um evento que será realizado nesse dia na sede das Nações Unidas.
Relembre-se que 2010 foi o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, findo o qual a Comissão Europeia definiu uma meta para reduzir a pobreza e a exclusão social em 20 milhões de pessoas em 2020. Para ajudar os Estados-Membro a agirem neste sentido, criou uma “Plataforma Europeia Contra a Pobreza e a Exclusão Social”.
Recorde-se que de acordo com dados de 2008, existiam 85 milhões de pessoas em risco de pobreza na União Europeia, uma situação que se teme tenha vindo a agudizar-se tendo em conta o atual contexto de crise na maioria dos países europeus e as medidas de austeridade que muitos destes países têm vindo a implementar.
Em Portugal, um conjunto de entidades – AMI, a Amnistia Internacional, a ANIMAR, a EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Lisboa, a Fundação Aragão Pinto e a Junta de Freguesia de Santos-o-Velho – lançou em 2009 a iniciativa “Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, que este ano volta a realizar-se na semana em que se assinala este Dia Mundial de Erradicação da Pobreza.
A iniciativa decorre entre 15 e 19 de outubro de 2012 e convida todas as entidades interessadas a associarem-se, promovendo atividades de mobilização e de sensibilização à luta contra a pobreza e exclusão social. A organização pretende que a iniciativa mantenha a sua expressão nacional e aumente para o nível europeu.
Em 2011, estiveram envolvidas 65 entidades públicas e privadas, que dinamizaram um conjunto de 114 iniciativas por todo o país. Um dos objetivo desta iniciativa é mobilizar a sociedade portuguesa, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos.
Para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, a EAPN Portugal também realiza o 4º Fórum – Pessoas em Situação de Pobreza e/ou Exclusão Social, que se realiza nos dias 16 e 17 de outubro, no Hotel Imperial, em Aveiro.
in impulso positivo, por rribeiro em Ter, 09/10/2012
Sem comentários:
Enviar um comentário