terça-feira, 16 de outubro de 2012

Algumas notas sobre a pobreza...


.: A Pobreza
Consideram-se pobres todas as pessoas que vivem abaixo do nível médio de vida, que não têm trabalho, ou mesmo que o tenham – que ganham pouco, que vivem em casas construídas por lata, cartões, plásticos, lonas, qualquer coisa, que não têm saneamento básico, que têm falta de higiene, que estão vulneráveis a doenças. “São pessoas que não vão à escola por falta de dinheiro ou por se sentirem inferiores perante os outros”. A pobreza extrema engloba pessoas que vão à procura de alimentos aos contentores e caixotes do lixo. São pessoas sem rumo no qual o seu objectivo é sobreviver no dia a dia.
.:A pobreza de hoje
A pobreza e a exclusão social andam de mãos dadas, e não está a diminuir, antes pelo contrário, em muitos países aumentou e acentuou-se, afectando toda a Humanidade. Não podemos, nem devemos fechar os olhos perante uma situação em que tantos milhões de pessoas vivem em extrema precariedade, e se encontram à margem dos circuitos de consumo e de produção, que não têm um trabalho decente e não podem participar na vida económica, social, política e cultural das suas próprias comunidade.
A nível mundial, calcula-se que 815 milhões (8,15×108) de pessoas, em todo o mundo sejam vítimas de subnutrição, sendo a maior parte das quais, mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.
Estatísticas efectuadas provam que o flagelo da fome atinge 777 milhões (7,77×108) de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões (2,7×107) nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões (1,1×107) nos países desenvolvidos.
A situação de pobreza e/ou de más condições de habitação podem moldar e agravar o comportamento de uma família, a ponto de provocar rupturas relacionais, que em condições normais não existiriam.


.:Causas da Pobreza
.: Existe um número de fatores que ligados entre si e contribuem para a situação:
- Factores político-sociais: corrupção; inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático; fraca igualdade de oportunidades.
- Factores económicos: exploração dos pobres pelos ricos; sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.
- Factores sócio-culturais: reduzida instrução; discriminação social relativamente ao género ou à raça; valores predominantes na sociedade; exclusão social; crescimento muito rápido da população.
- Factores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos; doenças.
- Problemas de Saúde: adição a drogas ou álcool; doenças mentais; doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas.
- Factores históricos: colonialismo; passado de autoritarismo político.
- Insegurança: guerra; genocídio; crime.
.: Conclusão
.: Muitas das consequências da pobreza são também causas da mesma, criando o ciclo da pobreza. Algumas delas são:
- Fome
- Analfabetismo
- Baixa esperança de vida
- Doenças
- Elevada criminalidade
- Falta de oportunidades de emprego
- Carência de água potável e de saneamento
- Maiores riscos de instabilidade política e violência
- Emigração
- Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis
- Existência de pessoas sem-abrigo
- Tráfico de pessoas
- Prostituição
- Adição a drogas e álcool
- Depressão
Não existe uma fórmula, nem uma solução a curto ou a médio prazo. A pobreza é um problema complexo e multidimensional, com origem ao mesmo tempo na área nacional e na área internacional. É necessário definir estratégias para a solução deste problema, através do desenvolvimento de programas que tenham em conta as características específicas de cada país. É necessário, também, que exista uma maior colaboração entre todos, ou seja, uma colaboração a nível internacional para que a erradicação da pobreza e da fome sejam uma realidade. Maior igualdade na distribuição das riquezas e desenvolvimento de recursos humanos. O combate à pobreza é uma responsabilidade conjunta de todos os países, tanto do seus governos como com a necessária contribuição de todos os cidadãos!
in A POBREZA EM PORTUGAL   Novembro 7, 2008 por projectosemnome

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: