segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A história de São Nicolau

O dia de São Nicolau comemora-se a 6 de Dezembro. São Nicolau é muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu no ano 275, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde, com amor, evangelizou os pagãos, mesmo em clima de perseguição em que viviam os cristãos.
São Nicolau é conhecido principalmente ligado aos pobres, já que, ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente a partilhou com os necessitados.
Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e, por isso, o próprio pai, na loucura, aconselhou-lhes a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.
Daí que, nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças, no mês de dezembro.
Sagrado bispo de Mira, Nicolau conquistou todos com a sua caridade, zelo, espírito de oração e carisma de milagres.
Historiadores relatam que, ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado à morte, mas felizmente salvou-se em 313, pois foi publicado o édito de Milão, que concedia a liberdade religiosa aos cristãos e fazia do cristianismo a religião do império romano.
São Nicolau participou do Concilio de Niceia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu, em 342, ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus, para que muitos milagres chegassem ao povo.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: