sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O MUNDO AOS 7 MIL MILHÕES


A ocasião merece celebração e reflexão. Vivemos mais tempo e só isso seria um sucesso. Mas o Mundo continua a crescer a duas velocidades, a dos países desenvolvidos e a dos em vias de desenvolvimento.

No dia 31 de outubro vamos ser 6,999,999 mais 1. Quem o diz é a Organização das Nações Unidas (ONU) que marcou no calendário o dia em que vai nascer o bebé que fará o mundo chegar aos 7 mil milhões de habitantes. E ainda antes de chegar, já podia ouvir ao longe o aviso. “O cidadão sete mil milhões irá nascer num mundo de contradições", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Temos muitos alimentos, mas ainda assim milhões passam fome. Vemos estilos de vida luxuosos, mas ainda assim milhões são pobres. Temos uma grande oportunidade para fazer progressos, mas também grandes obstáculos".

Num mundo a duas velocidades, onde nos países desenvolvidos se nasce cada vez menos e nos países sub-desenvolvidos se nasce cada vez mais, o momento é de reflexão.

O último relatório da ONU com dados da população mundial de 2009 a 2010 deixa os fatos: globalmente, a população está mais nova e mais velhas do que nunca. Em alguns dos países mais pobres, as elevadas taxas de natalidade perpetuam a pobreza, enquanto que em alguns dos mais ricos, as baixas taxas de natalidade e a cada vez mais escassa entrada de pessoas novas no mercado de trabalho ameaça a economia e o sistema de segurança social.

Se depois da 2ª Guerra Mundal o baby boom contribuiu para um forte aumento da população, o desenvolvimento, melhor educaçãoo e acesso a métodos contracetivos minou a natalidade mundial ao ponto de isso se tornar um problema para os países mais desenvolvidos.

Nos últimos 60 anos, as mulheres deixaram de ter em média 6 filhos para ter entre 2 e 3 hoje em dia. A meta simbólica de 7 mil milhões é real o suficiente para fazer pensar na sustentabilidade do nosso planeta. E em 2050, diz a ONU, seremos 9,1 mil milhões. Chegados aos 7 mil milhões a ONU lança uma apelo: não perguntem se somos demais. Perguntem o que podemos fazer para tornar o Mundo um lugar melhor para viver.

@ Sapo, Vera Moutinho

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: