segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dez regras para o seu filho ser um bom gestor financeiro

Coloque o dinheiro a trabalhar para o seu filho, enquanto ele ainda brinca!


É a partir dos dois anos de idade que as crianças tomam consciência de que os pais têm dinheiro e lhes compram coisas...Por isso, esta é a fase para lhes começar a ensinar sobre poupança. Como? Utilizando as coisas do dia-a-dia. Exemplo: quando o seu filho estiver a pintar com lápis de cor, pegue num afia e explique que se o fizer muitas vezes não o estará a poupar. Utilize jogos com moedas e notas, deixe-o manuseá-las.

Quando o seu filho completar três anos leve-o consigo ao banco e ao supermercado. Pegue na sua lista de compras e faça a comparação dos preços. Dá trabalho mas decerto não conseguirá manter a sua atenção durante muito tempo, contudo pense no seu futuro financeiro, além disso é uma forma divertida de brincar com os números e ensinar-lhe algumas regras de matemática como a adição e subtração.

Aprenda a dizer não. Ensine-o que para comprar algo mais caro terá primeiro de poupar o dinheiro. Pode esperar por exemplo uma semana para lhe dar o que ele deseja, assim está a ensinar-lhe a diferença entre o que se quer e o que realmente se precisa. E que há coisas que podem esperar! Falando agora dos presentes, estes devem ter datas – aniversário, natal e caso queira oferecer algo extra ensine o seu filho a esperar – assim este aprenderá a dar valor ao que recebe.

Seja o seu melhor exemplo. Os comportamentos também se aprendem em casa. Se os pais forem muito gastadores e consumistas, os filhos seguem os mesmos passos. Talvez esta educação também seja um teste para si. Quem sabe se ao fazer este exercício com o seu rebento não aprenderá também a poupar mais?

Semanada ou Mesada? A partir dos 6/7anos é a idade em que se deve começar a dar semanada, pois é nesta fase que as crianças aprendem as bases do cálculo antes disso pode ser prematuro. A mesada deve ser dada a partir dos 10-11 anos, altura em que as crianças pedem mais dinheiro aos pais. É normal que no início a semanada não chegue ao fim da semana. Se isto acontecer sente –se com o seu filho e veja onde é que este derrapou o orçamento e faça-lhe um empréstimo com juros – ou então dê-lhe tarefas extras e pague-lhe – porém, as domésticas não devem ser remuneradas, assim como as boas notas na escola. Isso é já um dever da criança.

Agora os pais: os compromissos devem ser honrados. Se prometeu dar uma semanada ou mesada estipule um dia para o pagamento e não falhe. Esta é uma regra básica de educação financeira. Caso se atrase no pagamento da semanada ou da mesada deve pagar uma multa ou então pagar juros. É importante passar-lhe a informação de que se deve cumprir com os pagamentos e recebimentos. O dinheiro tem um custo! Quanto ao montante a dar tem de estabelecer com o seu filho. Faça uma lista e veja o que este deve pagar com a sua semanada ou mesada e o que lhe cabe a si pagar mas incentive-o sempre a poupar algum dinheiro...

Não impeça o seu filho de gastar o dinheiro que é dele. Recebeu-o, então tem de o gerir. Haverá alturas em que ele vai errar mas esse erro fará parte da aprendizagem financeira. Se lhe pedir um aumento, negoceie. Se for por uma boa causa, e se puder patrocinar esse extra, então avance. Se o seu filho está a gerir bem o orçamento dê-lhe os parabéns. É uma forma de incentivo.

Caso tenha dificuldades financeiras não as esconda nem sustente um padrão de vida que não corresponda à realidade do orçamento familiar. As crianças devem participar das reuniões financeiras da família.

A figura do mealheiro é mais importante do que parece porque apesar de o dinheiro não render juros é uma forma de poupar. Compre um e incentive o seu rebento a colocar lá as moedas que você lhe dá quando este for por exemplo comprar o pão ou fazer um recado em que lhe sobre troco. Quando o partir poderá ver que o que amealhou é pouco, então está na hora de investir o dinheiro. Vá ao banco e abra uma conta num depósito com boa rentabilidade. A DECO aconselha a evitar as contas para crianças e adolescentes, pois defende que os depósitos ou superdepósitos dão rentabilidades mais atrativas.

Ensine o seu filho a fazer uma folha de orçamento. Com os dias da semana e onde gastou o dinheiro, assim saberá sempre para onde foi a sua semanada ou mesada... E tudo tem de ser incluído até um rebuçado ou uma pastilha elástica!

@ in Sapo, Teresa Cotrim, 31/10/11

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: