sábado, 27 de novembro de 2010

A dignidade da vida humana

in Correio de Coimbra, nº 4343, de 25/11/10


VIGÍLIA PELA VIDA HUMANA

Mensagem e apelo do Bispo de Coimbra

O Papa Bento XVI convoca os católicos do mundo para um encontro a favor da vida humana. O apelo do Santo Padre dirige-se também a nós, cristãos da cidade e de toda a Diocese de Coimbra. Vamos responder ao apelo, organizando na nossa cidade, tal como em Roma, um encontro de oração, louvando a Deus pela maravilha que é a vida humana e pedindo-Lhe que nos ajude a todos a estimá-la. Será na Sé Nova, às 21.30 horas do dia 27 deste mês.

Que loucura a nossa, homens e mulheres do Sé. XXI! Parecemo-nos com aquele condutor que se esfalfa a meter ar no seu pneu, sem ter em conta que ele está furado e em vários lados…

Defendemos a saúde e, felizmente, os avanços da medicina ajudam-nos nesse sentido…Educamos as crianças para a higiene que as preserve de infecções…Praticamos desporto e publicitamos vacinas e mil tónicos …Mas!...

Mas banalizamos o aborto, abandonamos os que “já não produzem”, julgamos aceitável a eutanásia, facilitamos o consumo de estupefacientes…

Tudo isto, porquê? Porque vivemos numa sociedade marcada pelo materialismo e individualismo, em que cada um julga ser senhor de tudo: dos seus haveres, das suas ideias e até senhor da verdade e da própria vida.

Por isso, nós cristãos, que temos de ser o sal da terra, vamos agradecer a Deus a beleza da vida humana, inteligente, livre e amorosa, que é uma cópia da sua vida divina.

Vamos pedir ao Criador da vida que ilumine os legisladores para que corrijam as leis que destroem a vida, como as do aborto e da eutanásia; vamos rezar para que dê força aos casais e aos educadores para que ensinem a respeitar a vida; vamos rogar ao Deus da vida que mude os nossos corações egoístas para que saibamos apreciar e amar a vida dos idosos e dos que têm deficiências, dos atletas e dos doentes…E que nos ajude a acreditar que, se a nossa vida tem agora espinhos, ela é uma peregrinação para uma vida de felicidade sem fim, o céu.

Quem nos indicou o caminho foi Jesus, que é Deus a experimentar as condições do nosso viver e que, no próximo Natal, vamos contemplar como “vida nascente”, Deus feito Menino no calor de uma família.

+ Albino Cleto

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: