Abraão (do hebraico אברהם, Avraham ou ’Abhrāhām), que significa ab (pai) + raham (multidão) = pai da multidão, é o primeiro patriarca citado, no Livro do Génesis, na Bíblia, e dele se reclamam filhos todos os crentes das três grandes religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
Segundo o livro do Génesis, Abraão era natural da cidade de Ur na Caldeia, uma localidade da Baixa Mesopotâmia e terá nascido no séc. XIX ou XVIII a.C., altura em que a Baixa Mesopotâmia e o Médio Eufrates eram dominados pelos Amorreus e a Alta Mesopotâmia pelos Urritas.
De Ur, terá partido com a sua família para norte, tendo-se fixado em Harran, principal cidade da Alta Mesopotâmia.
Respondendo ao chamamento de Deus, seguiu daí para Canaã na Palestina, a "Terra Prometida". Foi por essa altura que se deu nele uma grande transformação religiosa, tendo deixado de adorar o deus "Elohim" e passado a adorar "El-Chadai", que significa o "Todo Poderoso".
Passou de politeísta a monoteísta.
Teve dois filhos, Isaac e Ismael, o primeiro da sua esposa Sara e o segundo da sua escrava Agar, dos quais se consideram descendentes os povos judeu, árabe e cristão.
A sua fé inabalável, colocada à prova com o pedido de Deus para que sacrificasse o seu filho Isaac (impedido no último momento pelo Anjo do Senhor), fizeram dele o patriarca de todos os crentes.
CLICA:
CLICA:
View more presentations from Pablo Rodríguez Cabanillas.
Sem comentários:
Enviar um comentário