sábado, 10 de outubro de 2009

Prémios Nobel 2009

Nobel de Física


O Prémio Nobel da Física 2009 foi entregue a três investigadores: ao sino-britânico Charles K. Kao e aos norte-americanos Willard S. Boyle e George E. Smith.
O sino-britânico Charles K. Kao foi o primeiro investigador a ser distinguido com Prémio Nobel da Física 2009. O vencedor irá receber metade do prémio, devido às suas contribuições no desenvolvimento da fibra óptica.
Os dois norte-americanos, Willard S. Boyle e George E. Smith, foram distinguidos pela invenção do CCD, um sensor utilizado em inúmeras aplicações, desde máquinas fotográficas a telescópios.

Os três cientistas este ano premiados com o Nobel da Química recebem o prémio por terem estudado a sua estrutura, através de um método denominado cristalografia de raios-X, e por terem cartografado cada um dos centenas de milhares de átomos que constituem esta estrutura existente no interior das células.
O ribossoma traduz a informação contida no núcleo da célula, escrita no código do ADN. É traduzida para produzir proteínas, que são os tijolos pelos quais são construídos todos os seres vivos.



"Este ano, o prémio Nobel da Medicina foi atribuído aos três cientistas que descobriram a solução para um grande problema da biologia: como os cromossomas podem ser inteiramente copiados durante a divisão celular e como eles se protegem contra a degradação." Foi desta forma que o comité anunciou que o Prémio Nobel da Medicina 2009 foi entregue a três investigadores norte-americanos: Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak. Assim, o galardão visa premiar estes cientistas pelo trabalho sobre a enzima telomerase "que protege os cromossomas do envelhecimento" e "tem implicações na investigação do cancro".


O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído à escritora alemã de origem romena Herta Müller, de 56 anos.
A Academia sueca sublinha que Herta Müller consegue, "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".
Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado a nível nacional
pela Difel.

O Presidente norte-americano Barack Obama venceu o Prémio Nobel da Paz 2009 pelos seus "extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", anunciou o Comité Nobel.

Em declarações, o presidente do Comité Nobel norueguês, Thorbjoern Jagland adiantou que o " Comité (Nobel) atribuiu grande importância à visão e aos esforços de Obama no sentido de criar um mundo sem armas nucleares".
in notícias net

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: