sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alimentação Escolar - um contributo da nutricionista Paula Veloso

Neste início de ano lectivo, Paula Veloso ajuda a reflectir e orientar as opções alimentares e os cuidados que tanto escolas como pais e encarregados de educação têm de ter.

Fotografia tirada daqui


"Cada vez mais preocupada com a situação, aqui deixo algumas sugestões como um pequeno contributo para ajudar a travar este flagelo crescente que é a obesidade infantil:


- Insista na necessidade de tomar o pequeno-almoço que inclua lacticínios, pão, cereais ou equivalente e, se possível, fruta. Omitir o pequeno-almoço aumenta o desejo de alimentos mais calóricos durante o dia bem como impede a ingestão recomendada dos nutrientes indispensáveis.


- Se a criança não tem fome logo ao acordar - muitas vezes é a pressão da saída e não falta de fome - obrigue-a a levar pão com queijo ou fiambre ou bolachas sem açúcar, uma banana, um queijinho, um pacote de leite, um iogurte líquido ou um sumo de 100% fruta, para comer durante o trajecto para a escola.


- Como merenda da manhã, algo semelhante ou 20-30g de frutos secos (nozes, avelãs, amendoins, etc.), um iogurte ou um pacotinho de leite.


- As refeições "principais", almoço e jantar, deverão iniciar-se com um prato de sopa de legumes e incluir fruta, sobretudo se não a comem entre elas. Quando a criança tem muito apetite ou não gosta de fruta, dê-lha a seguir à sopa, antes do prato principal ou como acompanhamento do mesmo.


- O lanche deverá ser semelhante ao pequeno-almoço e o segundo lanche, sempre que o intervalo entre o primeiro e o jantar for superior a quatro horas, um pouco mais pequeno como um iogurte com meia peça de fruta ou 3 colheres de cereais, por exemplo.


- A água é a bebida que devem encontrar no frigorífico na generalidade dos dias. O leite também, mas só deve ser consumido nas refeições referidas e nunca como água, para matar a sede.


- Não proíba nenhum alimento. Ofereça os que sabe serem menos saudáveis apenas ao fim-de-semana, com parcimónia.


- Incentive a prática de exercício físico (jogar a bola, andar de skate ou patins, saltar a corda, nadar, dançar, etc., etc.) pelo menos trinta minutos por dia.


- E não se esqueça que, quer as compras quer as refeições à mesa ou fora dela, quer a actividade física, dependem sobretudo dos pais e do seu exemplo!".



A história:
O regresso à alimentação em tempo de aulas - Educare


Para saber mais:
Horta nas escolas enriquece alimentação escolar - Blog Camaquã - RS


in http://www.profblog.org/ , 04/09/09

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: