terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Beber água: dez razões para ingerir o líquido vital

Todos conhecemos a mensagem: «A água é essencial à vida».

Na verdade, para além de ser o componente maioritário do corpo humano, a água é ainda o meio por onde se processam todas as reacções do nosso organismo: transporta nutrientes, regula a pressão sanguínea, participa no controlo da temperatura, mantém o equilíbrio dos ácidos, ajuda também a eliminar as impureza e auxilia no processo da digestão.
O facto de estarmos sempre a perder água, quer através da urina, suor ou respiração, explica por que é importante repor o equilíbrio hídrico e beber cerca de dois litros de água por dia, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atenta nos dez momentos em que deves ter a água por perto:
1 – A saúde da tua pele é influenciada pelo consumo de água. Para além de torná-la mais brilhante e flexível, impede o seu envelhecimento precoce.
2 – "Beberica" sempre que possível! O sentir sede é sinónimo de que o nosso organismo já está ligeiramente desidratado.
3 – Nos dias muito quentes bebe mais água. As águas naturais fornecem os elementos químicos essenciais ao equilibrado desenvolvimento e manutenção do organismo humano.
4- Atenção aos idosos e crianças. Estes dois grupos têm necessidades elevadas de água e esquecem-se com frequência de beber, ou porque não têm sede ou porque não gostam de água. Infusões de vários tipos e águas aromatizadas com teores reduzidos de calorias também podem ser uma opção para incentivar o consumo de água.
5 – Sabias que a desidratação potencia problemas renais? Beber água regularmente ao longo do dia torna a sua urina menos concentrada, forçando menos os rins. A urina abundante permite diluir melhor as substâncias tóxicas que o organismo produz e libertá-las melhor.
6 – A hidratação nas grávidas é essencial, já que a água fica retida no saco amniótico, essencial para a protecção do bebé. Um consumo insuficiente de água pode contribuir, entre outros factores, para um parto prematuro.
7 – Podes e deves beber águas com gás depois das refeições. As propriedades do bicarbonato facilitam e garantem uma digestão mais eficaz dos alimentos, mas não abuses.
8 – No trabalho, na escola, tem sempre uma garrafa de água por perto. Todos os momentos são bons para repor os líquidos, em especial se trabalhas num local com ar condicionado, que ajuda a secar o ambiente e contribui para a desidratação do teu organismo.
9 – Se tens fome… bebe um copo de água; depois come. Muitas vezes essa impressão não passa de uma sensação de sede. Por outro lado, quando decidires comer, acabas por ingerir menos alimentos já que o estômago já ingeriu líquidos.
10 – Bebe água antes, durante e no fim da actividade física, sendo que no fim prefire águas mais mineralizadas e com gás natural. A maior riqueza em sais minerais destas águas podem ajudar a uma absorção mais rápida e o seu bicarbonato ajuda a uma recuperação mais rápida do esforço físico.

Pedro Graça – Nutricionista

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: