domingo, 25 de maio de 2008

Vantagens da reciclagem






Apesar de os aterros controlados (em vez de lixeiras a céu aberto) serem uma boa solução, o ideal é sempre optar pela reciclagem, em que se defende o Ambiente, valorizando as embalagens e os outros lixos criados pelo Homem.


Reciclando, criam-se novos objectos a partir dos materiais das embalagens usadas, que podem ou não ser transformadas, de novo, em embalagens.


Com a introdução de matéria-prima reciclada em matéria-prima virgem (ou não, como é o caso do vidro), deixamos de ter "lixo" e voltamos a ter matéria-prima, o que promove a protecção ambiental.


Chama-se a isto "valorização do lixo".
A valorização é o conjunto de métodos usados para dar um novo valor aos resíduos criados pelo Homem.


Um dos exemplos é a valorização dos resíduos orgânicos (restos de comida e vegetais - caroços, cascas, etc. - relva e sebes cortadas, etc.) através da chamada "compostagem".


Com recurso a micro-organismos naturais, esses resíduos são biodegradados e transformam-se em adubos e fertilizantes para a agricultura, enriquecendo naturalmente os solos.


Não sabias disto, ou sabias?


Por outro lado, reciclar e reintroduzir materiais de embalagem no processo produtivo (conseguidos através da recolha e escolha selectiva) permite que se poupem quantidades muito grandes de energia.


Geralmente, os gastos de energia na produção de objectos através da reciclagem são menores do que os da produção desses mesmos objectos a partir de matérias-primas virgens.


Sabias que, muitas vezes, os recursos que se poupam provêm de fontes de energia esgotáveis, como é o caso do petróleo?
E, como sabes, pode-se poupar também em matérias fundamentais para a vida humana, como é o caso das árvores.


in site junior

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: