terça-feira, 3 de março de 2009
domingo, 1 de março de 2009
Obrigada, amigos!!!
Já chegámos?!

Quando somos pequenos, atazamos os nossos pais, nas viagens, no supermercado, na praia ou em qualquer sítio com as perguntas: Falta muito? Estamos quase? Vamos onde? Falta pouco? Quanto tempo falta? Já chegámos?!
A nossa impaciência está sempre presente, não há escapatória possível... Queremos chegar rápido, saber tudo e fazer tudo...
Ao longo da viagem à Corunha e a Santiago de Compostela, uma das situações mais divertidas diz respeito à série de vezes que alguns alunos perguntavam se faltava muito, relembrando a impaciência do Burro no Shrek2: Já chegámos?! ........... Já chegámos? .............. :) :D ;)
Risos à parte, chegámos e muito bem, exceptuando o cansaço acumulado!!!
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Basta de Violência!!

SOS CRIANÇA 800 20 26 51
SOS CRIANÇA DESAPARECIDA 1410

«O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados,
Não consigo ver.
Eu devo ser estúpida,
Eu devo ser má,
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?
Eu gostaria de ser melhor,
Gostaria de ser menos feia.
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.
Eu não posso falar,
Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.
Quando eu acordo estou sozinha,
A casa está escura,
Os meus pais não estão em casa.
Quando a minha mãe chega,
Eu tento ser amável,
Senão eu talvez levaria
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.
Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro,
O meu pai chega do bar do Carlos.
Ouço-o dizer palavrões.
Ouço-o dizer palavrões.
Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.
Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.
Tenho tanto medo agora,
Começo a chorar.
Ele encontra-me a chorar,
Ele atira-me com palavras más,
Ele diz que a culpa é minha,
que ele sofra no trabalho.
Ele esbofeteia-me e bate-me,
E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.
Ele já a trancou.
Eu enrolo-me toda em bola,
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.
Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,
E o meu dia continua com horríveis palavras...
"Eu lamento muito!",
eu grito
Mas já é tarde de mais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.
O mal e as feridas mais e mais,
"Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faz com que isto acabe por favor!"
E finalmente ele pára,
e vai para a porta,
Enquanto eu fico deitada,
Imóvel no chão.
O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos...
Existem milhões de crianças que assim como a "Sara" sofrem actos de violência. E tu podes ajudá-los.
Fico desiludido até ao mais profundo de mim se tu leres isto e não o fizeres passar; eu rezo por ti, caso sejas uma pessoa sem coração, se não fores afectada(o) por este testemunho...
E se ficaste sensibilizada(o), faz qualquer coisa!!
Age! Tudo o que eu te peço, é que ajas, que não fiques parado(a) a olhar, de braços cruzados, enquanto existem pessoas como o pai da "Sara", que vivem na nossa sociedade imunes...
AGE! O pouco que fizermos, será luz na vida de alguém!
(e-mail recebido por um amigo)
A vida digital está a deixar-nos mais burros?!
Hoje, se temos uma dúvida sobre algum assunto, basta pesquisá-lo no Google ou na Wikipédia; se queremos escrever um texto, existem vários processadores de texto com correctores ortográficos e, se nos enganamos, é simples apagar e escrever tudo de novo.
Num futuro próximo, todos os telemóveis terão GPS e ninguém precisará se perder em lugar nenhum...
Mais: ninguém quer ler um texto inteiro, apenas dar um Ctrl+F e localizar o que deseja.
Com os computadores, telemóveis e outras tecnologias, as pessoas começam a não saber usar e ler mapas, bem como planear o que se vai escrever ou até mesmo fazer cálculos mais complexos.
Pesquisadores ingleses estão começam a preocupar-se com o peso das tecnologias no desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. A neurocientista Susan Greenfield afirma que redes sociais como o Orkut, Facebook, Hi5 e Twitter estão a diminuir o intervalo de atenção, a aumentar a gratificação instantânea e a conduzir as pessoas ao isolamento, presas "apenas" nos seus mundos particulares.
Pais e professores daquele país reclamam que os jovens estãoa ter problemas de comunicação e concentração quando ficam longe de seus computadores. Susan completa esta constatação, dizendo que a exposição constante a sites de relacionamento, jogos eletrónicos e certos programas de TV pode “reprogramar” o cérebro.
“O meu medo é que estas tecnologias estejam a infantilizar o cérebro ao estado de uma criança pequena, que é atraída por luzes brilhantes e barulhos, que tem um baixo intervalo de atenção e que vive apenas para este momento”.
Para ela, no futuro, podemos perder a capacidade de nos comunicarmos directamente, assim como grande parte da população perdeu a habilidade para fazer as suas necessidades básicas, como por exemplo, preparar nossas refeições.
Estudos recentes apontam que os jovens ingleses passam em média 7 horas e meia na frente de monitores.
Pessoalmente, acho que tudo o que é demais pode tornar-se prejudicial; acredito que computadores e jogos eletrónicos ajudam no desenvolvimento do cérebro, mas retiraram do dia-a-dia de cada um o contacto pessoal directo, o convívio, o diálogo, a realização de actividades ao ar livre, entre outras... De facto, usar todos estes recursos digitais na infância poderá, pois, influenciar negativamente a formação da pessoa!
O problema é que os legisladores e a maior parte das pessoas não sabem ver o meio termo... Sempre o jogo "tal" é o culpado pela violência, a Internet aliena as pessoas ou dá outra desculpa esfarrapada. Sempre existe uma história por trás dos acontecimentos e o computador, os jogos e as redes sociais podem estar envolvidos, mas dificilmente serão a causa principal.
Fonte: Daily Mail (adaptado)
Por Dmitry, 24 de Fevereiro de 2009
Etiquetas:
Adolescência,
Infância,
Reflexão,
sociedade
Facebook e Hi5 podem infantilizar as mentes dos adolescentes
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Beber água: dez razões para ingerir o líquido vital
Todos conhecemos a mensagem: «A água é essencial à vida».
Na verdade, para além de ser o componente maioritário do corpo humano, a
água é ainda o meio por onde se processam todas as reacções do nosso organismo: transporta nutrientes, regula a pressão sanguínea, participa no controlo da temperatura, mantém o equilíbrio dos ácidos, ajuda também a eliminar as impureza e auxilia no processo da digestão.
O facto de estarmos sempre a perder água, quer através da urina, suor ou respiração, explica por que é importante repor o equilíbrio hídrico e beber cerca de dois litros de água por dia, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O facto de estarmos sempre a perder água, quer através da urina, suor ou respiração, explica por que é importante repor o equilíbrio hídrico e beber cerca de dois litros de água por dia, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Atenta nos dez momentos em que deves ter a água por perto: 
1 – A saúde da tua pele é influenciada pelo consumo de água. Para além de torná-la mais brilhante e flexível, impede o seu envelhecimento precoce.
2 – "Beberica" sempre que possível! O sentir sede é sinónimo de que o nosso organismo já está ligeiramente desidratado.
3 – Nos dias muito quentes bebe mais água. As águas naturais fornecem os elementos químicos essenciais ao equilibrado desenvolvimento e manutenção do organismo humano.
4- Atenção aos idosos e crianças. Estes dois grupos têm necessidades elevadas de água e esquecem-se com frequência de beber, ou porque não têm sede ou porque não gostam de água. Infusões de vários tipos e águas aromatizadas com teores reduzidos de calorias também podem ser uma opção para incentivar o consumo de água.
5 – Sabias que a desidratação potencia problemas renais? Beber água regularmente ao longo do dia torna a sua urina menos concentrada, forçando menos os rins. A urina abundante permite diluir melhor as substâncias tóxicas que o organismo produz e libertá-las melhor.
6 – A hidratação nas grávidas é essencial, já que a água fica retida no saco amniótico, essencial para a protecção do bebé. Um consumo insuficiente de água pode contribuir, entre outros factores, para um parto prematuro.
7 – Podes e deves beber águas com gás depois das refeições. As propriedades do bicarbonato facilitam e garantem uma digestão mais eficaz dos alimentos, mas não abuses.
8 – No trabalho, na escola, tem sempre uma garrafa de água por perto. Todos os momentos são bons para repor os líquidos, em especial se trabalhas num local com ar condicionado, que ajuda a secar o ambiente e contribui para a desidratação do teu organismo.
9 – Se tens fome… bebe um copo de água; depois come. Muitas vezes essa impressão não passa de uma sensação de sede. Por outro lado, quando decidires comer, acabas por ingerir menos alimentos já que o estômago já ingeriu líquidos.
10 – Bebe água antes, durante e no fim da actividade física, sendo que no fim prefire águas mais mineralizadas e com gás natural. A maior riqueza em sais minerais destas águas podem ajudar a uma absorção mais rápida e o seu bicarbonato ajuda a uma recuperação mais rápida do esforço físico.

1 – A saúde da tua pele é influenciada pelo consumo de água. Para além de torná-la mais brilhante e flexível, impede o seu envelhecimento precoce.
2 – "Beberica" sempre que possível! O sentir sede é sinónimo de que o nosso organismo já está ligeiramente desidratado.
3 – Nos dias muito quentes bebe mais água. As águas naturais fornecem os elementos químicos essenciais ao equilibrado desenvolvimento e manutenção do organismo humano.
4- Atenção aos idosos e crianças. Estes dois grupos têm necessidades elevadas de água e esquecem-se com frequência de beber, ou porque não têm sede ou porque não gostam de água. Infusões de vários tipos e águas aromatizadas com teores reduzidos de calorias também podem ser uma opção para incentivar o consumo de água.
5 – Sabias que a desidratação potencia problemas renais? Beber água regularmente ao longo do dia torna a sua urina menos concentrada, forçando menos os rins. A urina abundante permite diluir melhor as substâncias tóxicas que o organismo produz e libertá-las melhor.
6 – A hidratação nas grávidas é essencial, já que a água fica retida no saco amniótico, essencial para a protecção do bebé. Um consumo insuficiente de água pode contribuir, entre outros factores, para um parto prematuro.
7 – Podes e deves beber águas com gás depois das refeições. As propriedades do bicarbonato facilitam e garantem uma digestão mais eficaz dos alimentos, mas não abuses.
8 – No trabalho, na escola, tem sempre uma garrafa de água por perto. Todos os momentos são bons para repor os líquidos, em especial se trabalhas num local com ar condicionado, que ajuda a secar o ambiente e contribui para a desidratação do teu organismo.
9 – Se tens fome… bebe um copo de água; depois come. Muitas vezes essa impressão não passa de uma sensação de sede. Por outro lado, quando decidires comer, acabas por ingerir menos alimentos já que o estômago já ingeriu líquidos.
10 – Bebe água antes, durante e no fim da actividade física, sendo que no fim prefire águas mais mineralizadas e com gás natural. A maior riqueza em sais minerais destas águas podem ajudar a uma absorção mais rápida e o seu bicarbonato ajuda a uma recuperação mais rápida do esforço físico.
Pedro Graça – Nutricionista
Imagens do Carnaval 2009


Crianças em Elvas





Desfile na cidade de Viareggio, na Região da Tucania.

Os Cabeçudos, em Torres Vedras.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Montemor-o-Velho comemora o Carnaval a 21 de Fevereiro
Amanhã, dia 21 de Fevereiro, sábado, a partir das 15h00,
realiza-se a 22ª Edição do Carnaval para a Infância e Juventude.
As fantasias e as brincadeiras do Entrudo vão chegar à sede do concelho e proporcionar uma tarde de muita animação.
A festa - que conta com a participação de diversos estabelecimentos de ensino e de Instituições Particulares de Solidariedade Social – começa no Largo dos Anjos, e vai percorrer a Rua Dr. José Galvão e a Praça da República, terminando no Anfiteatro Municipal.

As fantasias e as brincadeiras do Entrudo vão chegar à sede do concelho e proporcionar uma tarde de muita animação.
A festa - que conta com a participação de diversos estabelecimentos de ensino e de Instituições Particulares de Solidariedade Social – começa no Largo dos Anjos, e vai percorrer a Rua Dr. José Galvão e a Praça da República, terminando no Anfiteatro Municipal.
O XXII Carnaval para a Infância e Juventude é uma organização da Associação Fernão Mendes Pinto, Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho e da Câmara Municipal.
Fonte de Informação:
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Para reflectir: "Liderança e Solidariedade"
Uma adolescente de 13 anos ganhou um prémio e foi cantar o hino dos EUA, num jogo da NBA.
Vinte mil pessoas no estádio. Ela estava afinada e compenetrada. De repente o braço tremeu, engasgou -se, esqueceu-se da letra... e DEU-LHE UMA BRANCA!!! Treze anos, sozinha, ali no meio, e o público começa a assobiar...
De repente, Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, aparece ao seu lado e começa a cantar, incentivando-a a ela e ao público.
Vinte mil pessoas e só o técnico tomou a iniciativa de ir até lá para ajudar, enquanto à volta dela começavam-se a ensaiar os assobios.
Mo Cheeks mostra o que é a liderança e como uma atitude de apoio, NA HORA CERTA, pode fazer uma grande diferença, para ajudarmos e mudar a história do JOGO da vida.
Será que já estivemos numa situação destas? E a nossa atitude foi como a do técnico Mo Cheeks ou como a de todos os outros que estavam à sua volta?
HÁ PESSOAS QUE ESTÃO NO MUNDO PARA AJUDAR... OUTRAS PARA VAIAR, APUPAR e ZOMBAR...
Não cruzes os braços à vida; ela pode passar por ti sem que a possas agarrar...
Email da Ana
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Charles Darwin: Ciência ou fé?
200 anos depois do nascimento de Charles Darwin (12 de Fevereiro de 1809) e
150 anos após a sua mais famosa obra, a “Origem das espécies”, regressa o debate sobre a relação entre evolução e criação, isto é, ciência ou fé.
Este é um tema que apaixona cientistas, filósofos e teólogos. A opinião pública despertou para a reflexão que sobre ele se faz em Igreja quando, em Setembro de 2006, Bento XVI reuniu com os seus antigos alunos de doutoramento em Teologia, em Castel Gandolfo, para discutir questões relativas à evolução darwinista e à Criação.
Desde então, muitas têm sido as referências ao tema, que merecerá mesmo em Março a realização de um congresso sobre o tema “A evolução biológica: factos e teorias”, organizado pela Universidade Gregoriana, com o patrocínio do Conselho Pontifício para a Cultura.
Alfredo Dinis, jesuíta e Director da Faculdade de Filosofia da UCP/Braga, admite que “A teoria da evolução levanta ao cristianismo alguns desafios. Ao pôr em causa a interpretação literal do Livro do Génesis, conduz a uma nova compreensão do significado da descendência de toda a humanidade a partir de Adão e Eva, do paraíso terrestre, da criação dos primeiros seres humanos em estado de graça e de imortalidade, do pecado original, da causa do sofrimento e da morte, da aparição dos primeiros seres humanos no processo evolutivo, etc”.
“Contudo, o evolucionismo, como qualquer outra teoria científica, não constitui uma ameaça para as crenças religiosas devidamente fundamentadas, antes pelo contrário. Ao questionar fundadamente aspectos tradicionais das religiões, tanto a ciência em geral, como o evolucionismo em particular, contribuem para o esclarecimento do que é fundamental nelas e do que nelas é acessório ou errado”.

Este é um tema que apaixona cientistas, filósofos e teólogos. A opinião pública despertou para a reflexão que sobre ele se faz em Igreja quando, em Setembro de 2006, Bento XVI reuniu com os seus antigos alunos de doutoramento em Teologia, em Castel Gandolfo, para discutir questões relativas à evolução darwinista e à Criação.
Desde então, muitas têm sido as referências ao tema, que merecerá mesmo em Março a realização de um congresso sobre o tema “A evolução biológica: factos e teorias”, organizado pela Universidade Gregoriana, com o patrocínio do Conselho Pontifício para a Cultura.
Alfredo Dinis, jesuíta e Director da Faculdade de Filosofia da UCP/Braga, admite que “A teoria da evolução levanta ao cristianismo alguns desafios. Ao pôr em causa a interpretação literal do Livro do Génesis, conduz a uma nova compreensão do significado da descendência de toda a humanidade a partir de Adão e Eva, do paraíso terrestre, da criação dos primeiros seres humanos em estado de graça e de imortalidade, do pecado original, da causa do sofrimento e da morte, da aparição dos primeiros seres humanos no processo evolutivo, etc”.
“Contudo, o evolucionismo, como qualquer outra teoria científica, não constitui uma ameaça para as crenças religiosas devidamente fundamentadas, antes pelo contrário. Ao questionar fundadamente aspectos tradicionais das religiões, tanto a ciência em geral, como o evolucionismo em particular, contribuem para o esclarecimento do que é fundamental nelas e do que nelas é acessório ou errado”.
Dossier AE
A imagem de Deus criador
Evolucionismo/Criacionismo: diferenças e convergências
Reavaliar o impacto de Darwin
Ciência vs. Deus
O regresso (sem fantasmas) de Darwin Agência Ecclesia 12/02/2009 09:00
A imagem de Deus criador
Evolucionismo/Criacionismo: diferenças e convergências
Reavaliar o impacto de Darwin
Ciência vs. Deus
O regresso (sem fantasmas) de Darwin Agência Ecclesia 12/02/2009 09:00
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Filmes da Bíblia - Desenhos animados
- 1 A história da Criação
- 10) O nascimento de Jesus
- 11) Parábola do filho pródigo
- 11) Parábola do filho pródigo
- 2 Adão e Eva
- 3 Caim e Abel
- 4 Abraão
- 5 Abraão e Isaac 1
- 5 Abraão e Isaac 2
- 5 Abraão e Isaac 3
- 6 Isaac e Rebeca
- 7 Isaú e Jacó
- 8 José, no Egipto
- 9 Moisés, o príncipe do Egipto 1
- 9 Moisés, o príncipe do Egipto 2
- 9 Moisés, o príncipe do Egipto 3