A Global Dignity é uma organização sem fins lucrativos fundada por três amigos Young Global Leaders do Fórum Económico Mundial: o príncipe herdeiro Haakon (Noruega), o professor Pekka Himanen (Finlândia) e o fundador da Operação HOPE, John Hope Bryant (Estados Unidos).
O Dia Global da Dignidade foi criado em 2008 com o objetivo de inspirar jovens de todo o mundo a reconhecerem a sua dignidade e a de cada ser humano, promovendo os princípios de respeito, bondade e compaixão.
O movimento baseia-se em cinco princípios fundamentais:
- Todo o ser humano tem o direito a uma vida digna.
- A dignidade é a base da nossa humanidade.
- A dignidade deve ser o princípio orientador de todas as nossas ações.
- A dignidade é o direito de cada pessoa a ter o seu potencial realizado, que inclui o acesso à saúde, educação, rendimento e segurança.
- A nossa dignidade está interligada com a dignidade dos outros.
O Dia Global da Dignidade pode ser comemorado nas escolas e comunidades escolares através de debates, atividades, como wokshops, e partilha de histórias sobre dignidade. Nas redes sociais usando a hashtag #GlobalDignityDay, para partilhar o que a dignidade significa para cada um e como a promove na sua vida.
Deixamos uma questão para reflexão: tivessem de falar sobre que atitude iriam mudar para garantir que os princípios da dignidade são cumpridos e ajudar a garantir a dignidade dos outros à vossa volta, qual seria a vossa promessa?
A dignidade não é um conceito abstrato — é uma escolha diária, feita em cada gesto de respeito, de empatia e de coragem.
Sem comentários:
Enviar um comentário