sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Resumo da história de Anne Frank


► O Diário de Anne Frank: https://amzn.to/2Jmypa3


----------------------------------------
► O Diário de Anne Frank em Quadrinhos (sugestão para crianças acima de 10 anos): https://amzn.to/2XBgl4Y
----------------------------------------
► O mundo de Anne Frank: Lá fora, a guerra (sugestão para crianças em geral): https://amzn.to/2l7VhAA
----------------------------------------
► Anne Frank ― A biografia ilustrada: https://amzn.to/2Xxzd4U
----------------------------------------
► Para Além do Diário de Anne Frank. O Dia a Dia do Esconderijo e de Todos os Seus Habitantes: https://amzn.to/2XzAD9Z
----------------------------------------
► Visita à casa de Anne Frank (Museu Anne Frank em Amsterdam): https://www.annefrank.org/en/
----------------------------------------
Hoje iremos falar sobre ANNE FRANK.
Anne Frank foi uma adolescente de origem judaica que viveu em Amsterdão no período da II Guerra Mundial.
A sua história ficou mundialmente conhecida através dos relatos escritos por ela mesma no seu Diário pessoal. A publicação deste diário é o próprio livro conhecido como “O Diário de Anne Frank”.
Ela nasceu no ano de 1929 na Alemanha, na cidade de Frankfurt. Sua irmã, Margot, era cerca de 3 anos mais velha. Seus pais eram Otto e Edith Frank. O sentimento antissemita alemão da época foi um dos principais motivos para a mudança da família Frank para a Holanda.
Em maio de 1940 o exército nazista invade a Holanda.
Os ocupantes introduzem leis e regulamentos que tornaram a vida dos judeus mais difícil. Parques, cinemas, lojas não-judaicas, entre outros locais, estavam proibidos aos judeus.
Em junho de 1942, Otto entrou na livraria Jimmink e comprou um diário vermelho-xadrez para dar para à filha Anne que estava fazendo 13 anos. O mesmo diário que seria utilizado por ela durante o período que ficaria no esconderijo.
Todas as crianças judias, incluindo Anne, tiveram que ir para uma escola judaica separada.
Os judeus tiveram que começar a usar uma estrela de David para serem identificados e surgiram rumores de que todos os judeus teriam que deixar a Holanda.
O pai de Anne Frank havia construído um esconderijo em um anexo secreto de sua empresa. O acesso ao esconderijo se dava através de um falso armário.
Em 5 de julho de 1942 sua irmã Margot recebeu um telefonema para trabalhar na Alemanha nazista. Seus pais não acreditaram que se tratava de trabalho e decidiram se esconder no dia seguinte.
Em agosto de 1944 eles são descobertos e presos pelos nazistas. Até hoje não se sabe ao certo como foram descobertos. Posteriormente foram deportados para o campo de concentração de Auschwitz. Otto Frank foi o único que conseguiu sobrevive r após o término da Guerra.
Junto com a família Frank também se escondem no anexo secreto o dentista Fritz Pfeffer e a família Van Pels: Auguste, Hermann e seu filho Peter. Os 8 passaram pouco mais de 2 anos escondidos permanecendo o tempo todo no máximo de silêncio possível. Ao longo deste período eles são ajudados por antigos amigos.
Alguns fatos curiosos: Em todo o mundo, “O Diário de Anne Frank” já vendeu cerca de 35 milhões de cópias, em 70 línguas diferentes.
Muitos judeus moravam nesta região e nas calçadas do entorno você pode notar umas placas douradas. Nelas há os nomes dos judeus que moravam nas casas e que foram assassinados pelo regime nazista".
A livraria Jimmink, onde Otto comprou o diário de Anne, existe até hoje e caso você resolva passear por Amsterdão você poderá aproveitar para visitá-la. Pertinho da livraria Jimmink você também pode passear pela Praça Merwedeplein, onde morava Anne Frank. Na praça há uma estátua em homenagem a ela. Daqui


Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: