Quando alguém te contar um problema, seu ou de outros, pensa duas vezes andes de concluir que isso não te afeta ou não tem nada a ver contigo. Tudo está conectado. O individual tem repercussões sociais globais.
A parábola do rato
Um rato, olhando por um buraco na parede, viu o fazendeiro e a sua esposa a abrir um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Mas ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. Foi para o pátio da fazenda e advertiu a todos:
– Tem uma ratoeira na casa, tem uma ratoeira na casa!
A galinha, que andava ciscando de um lado para outro, levantou a cabeça e cacarejou:
– Desculpe, Sr. Rato, eu sei que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada. Ratoeiras não são para as galinhas, por isso não corro nenhum perigo por causa da ratoeira.
O rato foi até ao porco:
– Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
– Desculpe, Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces – concluiu irónico.
O rato dirigiu-se então à vaca. Mas ela nem ligou para um animalzinho tão pequeno:
– Você acha que eu estou em perigo por causa de uma ratoeirazinha?
E mugiu despreocupada.
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar sozinho a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite, ouviu-se na casa o barulho característico da ratoeira quando apanha a sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que tinha acontecido. No escuro, ela não viu que a ratoeira prendera a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher. O fazendeiro levou-a imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Todo a gente sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou na faca e foi providenciar o ingrediente principal, a galinha.
Como a mulher continuava mal, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou por morrer. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro, então, matou a vaca para alimentar todo aquela gente.
Fábula de Esopo
Ficha de trabalho para interiorizar a fábula
Assinala a resposta correta entre as quatro apresentadas.
1 – A fábula que tem como objetivo produzir a reflexão sobre alguns sentimentos e valores que os seres humanos devem preservar. Dentre outros, podemos destacar:
A) a solidariedade
B) a verdade
C) a honestidade
D) a beleza
2 – O rato ficou aterrorizado ao ver a ratoeira porque:
A) a ratoeira estava desarmada.
B) sentiu-se ameaçado.
C) a mulher do fazendeiro corria perigo
D) era muito medroso
3 – Ao sair a correr para avisar os outros animais da existência de uma ratoeira na fazenda, o rato pretendia:
A) Receber a ajuda dos amigos para se desfazer da perigosa armadilha
B) espalhar um boato
C) divertir-se com a reação dos amigos
D) assustar os companheiros
4 – Podemos classificar a reação da galinha, do porco e da vaca como uma atitude:
A) amigável
B) preconceituosa
C) justa
D) egoísta
5 – O rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro porque além da preocupação inicial:
A) suspeitava que talvez houvesse cobras na fazenda
B) sabia que estava condenado à morte
C) estava muito decepcionado com a atitude dos companheiros
D) tinha medo da mulher do fazendeiro
6 – Assinala V ou F: “A moral da história ensina que…
A) numa comunidade deve existir amizade, solidariedade e união entre as pessoas.”
B) o problema do outro não nos diz respeito.”
C) ignorar um pedido de ajuda pode nos ser fatal.”
D) as pessoas não dependem umas das outras.”
E) o amor ao próximo deve manifestar-se em atitudes práticas.”
F) a vida pode nos punir pela nossa indiferença às necessidades do próximo.”
G) cada um deve pensar apenas em si mesmo.”
H) o bem estar dos membros de uma comunidade deve ser um objetivo comum.”
7 – Responde por palavras tuas:
a) Quando ouvirmos alguém dizer que está diante de um problema, qual deve ser a nossa atitude?
b) Para ti, de que maneira podemos demonstrar o amor ao próximo?
Soluções: 1-a; 2-b; 3-a; 4-d; 5-b; 6-a:V; 6-b:F; 6-c:V; 6-d:F; 6-e:V; 6-f:V; 6-g:F; 6-h:V.
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