quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Natal ortodoxo celebra-se a 7 de janeiro

Segundo o calendário Juliano, o dia 07 de janeiro corresponde ao dia 25 de dezembro do calendário Gregoriano.
Milhões de cristãos ortodoxos celebram esta se mim da-feira o natal, a mesma efeméride que muitos outros milhões comemoram a 25 de dezembro, mas segundo um calendário diferente.retribuo
A Igreja Ortodoxa nunca aceitou a reforma do calendário feita em 1582 pelo papa Gregório XIII (que Portugal adotou imediatamente) e continuou utilizando o até então calendário Juliano, enquanto o mundo ocidental passou gradualmente a utilizar o calendário Gregoriano.
Apesar da diferença de datas as duas igrejas, a Católica Romana e a Ortodoxa, celebram o nascimento de Cristo e a época é reunião em família e de preferência à volta de uma mesa farta.
A diferença é que no natal Ortodoxo não existe a figura do “pai natal” e as respetivas prendas. A troca de presentes faz-se a 04 de dezembro, dia de S. Nicolau, um santo popular entre os cristãos e conhecido pela generosidade.
Em Portugal celebram esta segunda-feira o Natal os milhares de fiéis provenientes de comunidades de imigrantes, como romenos e ucraniano, nas mesmas igrejas onde se celebrou o “outro” Natal a 25 de dezembro.
Na verdade, a Igreja foi única durante mil anos (a separação deu-se em 1054). Além de calendários diferentes, os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa e apenas admitem nas igrejas pinturas de santos. E um sacerdote pode ser casado.    Daqui

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: