quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Ecumenismo: Papa evoca 50.º aniversário gesto «histórico» de reconciliação entre católicos e ortodoxos

A 7 de dezembro de 1965, o Papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras revogavam excomunhões em vigor desde o Cisma de 1054

O Papa recordou hoje, dia 6 de dezembro, no Vaticano o 50.º aniversário da declaração comum com que católicos e ortodoxos revogaram as excomunhões recíprocas em vigor desde o Cisma de 1054, quando as duas Igrejas se separaram.
“A 7 dezembro de 1965, véspera da conclusão do Concílio Vaticano II, com uma declaração comum do Papa Paulo VI e do patriarca ecuménico Atenágoras, eram eliminadas da memória as sentenças de excomunhão trocadas entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla em 1054”, disse Francisco, após a recitação da oração do ângelus, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
O Papa falou num acontecimento “memorável”, um “gesto histórico de reconciliação” que proporcionou condições para um “novo diálogo” entre as duas Igrejas.
Para Francisco, é “providencial” que esta data seja recordada “precisamente no início do Jubileu da Misericórdia”, que começa esta terça-feira.
“Não há um verdadeiro caminho para a unidade sem pedido de perdão a Deus e entre nós pelo pecado da divisão”, observou.
O Papa saudou o “querido patriarca ecuménico” Bartolomeu, de Constantinopla (atual Istambul) e os outros líderes das Igrejas Ortodoxas, deixando votos de que as relações entre os fiéis das duas comunidades sejam “inspiradas pelo amor fraterno”.
 

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: