sábado, 18 de outubro de 2014

Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos


O dia 18 de Outubro é o Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos.

OTráfico de Seres Humanos é um sério problema que afecta cerca de 2,4 milhões de pessoas, com rápido crescimento nos últimos anos.

Assume várias formas desde a exploração sexual e prostituição, a trabalhos forçados e tráfico de órgãos.

As mulheres constituem 2/3 das vítimas de tráfico humano reportadas, 98% das vítimas de tráfico para exploração sexual. São mulheres e meninas reduzidas à condição de mercadoria, sujeitas a actos da mais brutal violência: estupro, tortura, aborto forçado, fome, ameaça de represália sobre familiares e mesmo homicídio.

Mulheres e meninas vítimas de um negócio que, num profundo desprezo pela dignidade humana, alimentando-se da exploração e da escravatura, gera lucros fabulosos a grupos criminosos organizados. Entre os factores que contribuem para o crescimento deste fenómeno destaca-se a degradação das condições de vida.

Consequência de políticas que desvalorizam o ser humano as mulheres portuguesas estão cada vez mais condenadas ao empobrecimento e à perda de direitos humanos básicos, situação que o actual governo está a agravar de forma dramática. 

Sendo Portugal apontado como um país que não cumpre as regras de combate ao tráfico apesar de possuir Planos de Combate a este flagelo, é com grande preocupação que olhamos para o presente e o futuro das mulheres mais vulneráveis, as mais pobres e desfavorecidas.


É urgente criar um movimento de opiniões que condene este flagelo e reclame o combate às causas que lhe estão subjacentes.

Adaptado daqui

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: