sexta-feira, 20 de março de 2015

Dia Internacional da Felicidade - 11 dicas

Comemora-se hoje, dia 20 de março, o Dia Internacional da Felicidade, uma efeméride criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 28 de Junho de 2012. 

Lê os 11 conselhos de Carl Phillips, autor do livro '22 Ways to Simpler Livin', para o ajudar a ter um dia mais feliz.

Tem Calma
Se está sempre a correr de um lado para o outro, sem tempo para nada, mas ao mesmo tempo com a necessidade de fazer tudo, tem obrigatoriamente que parar uns minutos. Apesar do seu esforço, não é possível manter o ritmo e dar o seu melhor ao mesmo tempo. É necessário aprender a ‘tirar o pé do acelerador’ e a fazer uma pausa. Este intervalo na sua rotina pode fazer com que faça mais coisas (e melhor) durante o dia.
Esquece as pequenas coisas
Se não consegue fazer tudo, porquê continuar a insistir? A Lei de Pareto, também conhecida como 80/20, afirma que para muitos fenómenos, 80% dos resultados advêm de 20% dos nossos esforços. Se nos focarmos naqueles 20% que realmente importam (os que produzem resultados), temos uma maior probabilidade de alcançar mais objectivos.
Opta por uma vida simples
“Quando adoptamos um estilo de vida mais simples, acabamos por precisar de menos e querer menos. Focamo-nos apenas no importante e deixamos que os outros se preocupem com o que não é essencial”, escreve Carl Phillips no site Huffington Post.
Deixa os ‘multitasking’ para os outros
Na sociedade de hoje, a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é algo muito valorizado pelas entidades empregadoras. No entanto, o que acontece na maior parte das vezes é que ou algo não fica tão bem quanto poderia ficar se nos focássemos só nela, ou começamos várias coisas ao mesmo tempo e algumas ficam pelo caminho…
O melhor é esquecer o ‘multitasking’ (pelo menos nas alturas em que esta capacidade não é de todo necessária, como nas questões da casa ou da família). Foque-se apenas numa tarefa de cada vez - vai ver que esta ficará bem feita e o sentimento de realização será muito maior do que se não tivesse dado 100% de si.
Aprende a dizer ‘Não’
Diga ‘sim’ a todos os convites que realmente lhe interessam e aos pedidos que se sente confortável e apta a realizar. Aprenda a dizer ‘Não, obrigada’ aos restantes. Não se sinta na obrigação de fazer tudo, mesmo que as solicitações venham daqueles que mais gosta. Lá está, se estas não acrescentarem nada ao seu bem-estar (físico ou psicológico), diga apenas as duas palavras mágicas e não se sinta mal por isso – aprenda a proteger-se mais e a guardar um espaço para dizer ‘não’.
Arranja tempo
“’Eu não tenho tempo’ é uma das frases mais usadas na nossa sociedade”, explica o autor norte-americano. “Temos que arranjar tempo para as nossas prioridades e para as pessoas que são realmente importantes na nossa vida”, acrescenta.
'Desconecta-te'
A maior parte dos portugueses tem um telemóvel ou um computador. O tempo que grande parte da população passa ligada a redes sociais, à conta de e-mail ou à caixa de mensagens é assustador. “Habilitamo-nos a que a vida passe por nós enquanto continuamos a teclar. Por muito fantástica e poderosa que a tecnologia seja, precisamos de disciplinar os nossos horários e aprender a desconectar”, escreve Carl Phillips.
Dedica-te àqueles que amas
Tente passar a maior parte do seu tempo rodeada por pessoas que são importantes para si, que a inspiram ou que partilham das suas visões e ambições. Isso fará com que o positivismo e o divertimento sejam uma constante na sua vida.
Limita o pessimismo
Reduza as vozes negativas que a rodeiam. Uma maneira de o fazer é aproximar-se daqueles que sabe que gostam de si e evitar os ‘derrotistas’. Se for impossível livrar-se deles (às vezes são os nossos próprios chefes ou os nossos pais…), tente relativizar tudo aquilo que lhe estão a dizer e não se deixe influenciar por essas visões do mundo.
Come de uma forma saudável e mexe-te
O seu corpo precisa de nutrientes e de uma alimentação saudável para funcionar como deve ser. Caso contrário, terá uma maior probabilidade de sentir um mal-estar e uma fadiga constante. Para além disso, faça exercício físico – um corpo saudável ajuda a manter uma mente sã.
Retribui
As concretizações que normalmente nos deixam mais felizes e orgulhosas envolvem dar algo ou ajudar alguém. Faça da retribuição um acto rotineiro – ver os outros felizes (e saber que ajudámos a que tal acontecesse) melhora logo o nosso estado de espírito e, como consequência, o nosso dia.

in SOL (adaptado)

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